Participante: por favor, defina o que é a razão.
Sim, é interessante começarmos por aqui, pois quem está fazendo essa pergunta é a própria razão.
Razão é uma coisa que vocês não conhecem, que o mundo humano não sabe o que é. Razão é todo processo mental, todo processo racional. Essa é a definição.
A partir dela vocês podem pensar: razão é o pensamento. Não. O pensamento é sim uma parte da razão, mas não a totalidade dela. Existem outras razões. Por exemplo: a razão que cria o que você está vendo, a razão que cria o que está sentindo pelo corpo, a que cria a emoção. Tudo isso vocês não acreditam que é a razão, mas é sim um processo racional.
Ninguém – olhe bem o que vou falar – vê pelos olhos. O ser humano enxerga pela razão. A visão é um processo racional que cria a ideia de estar vendo algo. Que cria a figura que está sendo vista.
Sendo assim, afirmo que razão é algo que não dá para se definir. O que precisa entender sobre isso para esse nosso estudo é o seguinte: tudo aquilo que lhe é consciente, ou seja, que tem consciência de existir, é um processo racional. É razão. Além disso saiba que essas criações não devem servir como base (verdade, realidade) para a vida, segundo o Espírito da Verdade. Além disso, deve saber que tudo aquilo que você não percebe, não é razão.