Participante: dizem os kardecistas que no carnaval a vibração da Terra cai muito e as trevas comandam. Eu, nesta época, só consigo captar a alegria das pessoas. Para mim é bom demais ver crianças, idosos e juventude na rua, todo mundo cantando e dançando sem vergonha, Nem todos estão alcoolizados ou drogados. Eu consigo descarregar e vivo sendo condenada pelos meus colegas por causa disso. Sinto muito, mas não largo o carnaval. Vou queimar nas profundezas. Vejo Deus ali naquela multidão cantando junto…

Alguns detalhes da sua pergunta.
Outro dia me perguntaram sobre o fato de um espiritualista ir a festas. À época, disse que não havia problema nisso. Portanto, não há problemas de você, sendo espiritualista, ir ao carnaval

Você fala, também, que durante o carnaval o planeta está cheio de trevas. Isso é verdade. Isso acontece porque no carnaval as pessoas estão concentradas em busca do seu próprio prazer ao invés de amar ao próximo como a si mesmo.
Mas, porque alguns espíritas disseram que o carnaval é tenebroso, você juntou a essa afirmação o fato de haver pessoas alcoolizadas e drogadas? Isso não estava na questão original, foi você que juntou estas condições à ideia das trevas que existem durante o carnaval. Por que fez isso? Porque julga que estar alcoolizado ou drogado é ruim, é a treva.
Quem disse que ser alcoolizado ou drogado representa estar nas trevas? Existe uma treva muito maior do que usar o álcool ou a droga. Sabe qual é? Falar mal dos outros, criticar o outro, apontar dedo na cara dos outros. Isso é muito mais tenebroso do que usar drogas ou álcool.
Muitos drogados e alcoólatras não fazem mal a ninguém, porque não falam mal de ninguém. Por isso, eles não são trevosos como você supõe…
Sabe, você está me lembrando aqueles que imaginam que é preciso se isolar do mundo, ir para um convento ou para o meio do mato, para ser puro. Puro é aquele que mesmo estando sob ataque, mantêm-se em Deus, mantêm-se de frente para a Deus.
Portanto, se você gosta de carnaval, divirta-se, mas tome cuidado para não criticar e julgar os outros, mas esse cuidado você não precisa ter só durante o carnaval, mas o ano inteiro também

Compartilhar