Participante: qual outra personalidade encarnada amou sem apego?


Muitas. Mas, o que é que cite? Nomes extremamente conhecidos? É mais difícil deles amarem dessa forma.
No entanto, sabe aquelas pessoas que moram na favela e tudo está bom, que não reclamam da vida que têm? Sabe aquelas pessoas que passam fome nas suas casas e assim mesmo se alguém deixar um recém-nascido na porta ele cria ao invés de levar para a vara da Infância? Esses amam incondicionalmente.
O detalhe é que são figuras anônimas que vocês não querem seguir. Preferem elogiar e seguir Gandhi, Madre Teresa, Chico Xavier, etc. Aliás era estes nomes que você esperava que eu respondesse, não?
Porque esperava que desse estas respostas? Porque querem seguir eles? Porque isso é um símbolo de status perante a sociedade. Eu diria que adorar a Madre Tereza e Chico transmite para os outros a condição de ser uma pessoa muito boa. Olhe a busca da fama, do reconhecimento, do elogio com as quais a sua mente está trabalhando.
Como Cristo diz: se você abraça o seu amigo, mas não cumprimenta o seu inimigo, não faz nada demais, pois até um ateu faz isso. É muito simples amar estas pessoas: isso até quem está totalmente preso ao egoísmo humano faz. Quero ver é você amar um bandido que mata e estupra. Aí sim você estaria fazendo alguma coisa.
Amando a ele, pode ser que consiga chegar ao amor universal. Agora, enquanto amar somente seguindo as condições que acredita, duvido que que chegue ao amor universal. Aliás, sem isso acho que nunca nem entenderá o que é amor.

Participante: quando fiz a pergunta a respeito de personalidades que vivem o amor sem apegos, queria saber se fora Cristo outro tinha conseguido e não para encontrar um ídolo para seguir.


Mas, eu lhe respondi: há muitos que onseguiram. Agora, não posso lhe dizer quem foi. Foi a Maria, o José, que são pessoas que você não faz a mínima ideia quem seja.
Então sim, tem gente que consegue, mesmo sem sabe que conseguiu. Outros acham que conseguiram e alguns nem tem ideia do que estamos falando.

Compartilhar