Participante: como diferenciar um pensamento nosso de uma pegadinha do ego?


Essa mesma pergunta está em O Livro dos Espíritos e a resposta é a seguinte: não se preocupe com isso. Lá, a informação ainda continua: não deve se preocupar porque na grande parte do tempo o pensamento não é seu. Só isso.
Depois disso é dito: dê atenção àqueles que lhe levem a realizar aquilo que foi ensinado por Cristo. Use isso. Se Cristo ensina que não se deve julgar, tendo um pensamento que julgue, avalie alguém, não o aceite. Se Cristo diz que o se o soldado inimigo lhe pedir para carregar um tronco por um quilômetro você deve carregá-lo por dois, não aceite nenhum pensamento que imponha condições para fazer alguma coisa para alguém.
Apesar desta última informação, lhe digo para seguir o ensinamento do Espírito da Verdade: não se preocupe qual o pensamento é seu ou que venha de fora, pois assim é mais fácil, já que não sabe qual é o seu.
Saiba apenas de uma coisa: da mente humana não sai nenhum pensamento que seja de confiança para aqueles que querem aproveitar esta encarnação para alcançar a elevação.

Compartilhar