Pergunta 166b – A alma passa então por muitas existências corporais? Sim, todos contamos muitas existências. Os que dizem o contrário pretendem manter-vos na ignorância em que eles próprios se encontram. Esse o desejo deles. (O Livro dos Espíritos)

Que mais podemos compreender quando entendemos que não estamos vivendo uma vida única, sem passado? Podemos saber que nossas relações não surgiram, não nasceram nessa encarnação.

Nossas relações de hoje foram criadas ao longo de milhares de encarnações. Você se culpa ou acusa o outro por situações dessa vida, mas não sabe o que já aconteceu no passado, não sabe o que já aconteceu em outra vida entre vocês.

Aquele que hoje acusa pode ter sido seu salvador em outra vida. Aquele que hoje diz que não liga para você, pode ser alguém que durante uma encarnação inteira lhe carregou nos colo.

Essa é a compreensão fundamental quando se fala que os espíritos estão entrando e saindo da vida humana há milênios. Deve-se entender que essa vida de agora não marca o início das relações. Você não sabe se um dia já foi marido da sua filha, se foi filho ou inimigo dela.

Querer justificar as ações de hoje simplesmente pelo que é conhecido dessa vida é uma visão muito pequena da Realidade. Tudo tem origem ao longo dos séculos de encarnações: isso é fundamental se ter em mente quando falamos em aproveitar a encarnação.

Quando você se relaciona com outro não deve acreditar que está se relacionando com seu filho, sua filha ou com seu marido. A compreensão que pode ajudar a realizar o trabalho dessa vida é a que está se relacionando com um espírito. Aquele ser não é o seu filho, pois ao longo da roda de encarnações vocês já mudaram diversas vezes de função, mas sim um espírito companheiro que está lutando também pela sua evolução.

Se hoje domino aquela pessoa, quem sabe ela já não me dominou ontem? Se hoje sou dominado, quem sabe se ontem não o dominei? O que precisamos ter sempre em mente a partir da informação dessa pergunta é que essa vida não vale nada, não é nada, não serve para nada. É apenas uma encarnação que você está tendo, é uma gota no oceano de encarnações que já teve.

Compartilhar