O que fica sendo o Espírito depois da sua última encarnação? Espírito bem-aventurado; puro Espírito. (O Livro dos Espíritos – pergunta 0170)

O que é um espírito bem-aventurado? Aquele que vivencia a felicidade que os santos sentem, a felicidade que Deus tem prometido aos seus filhos. Portanto, o Espírito da Verdade ensina que o ser universal quando acaba o seu processo de evolução é feliz. Aliás, há três anos atrás fizemos uma reunião onde disse que o espírito elevado é aquele que atinge a felicidade.

Frente a essa verdade me lembro que foi perguntado uma vez: ‘tudo isso (a vida humana como um todo) existe só para eu ser feliz?’ Sim, só para isso. Nessa vida você não tem mais nada a fazer, mais nada a buscar: só precisa aprender a ser feliz.

É muito importante ouvir essa resposta dessa fonte porque nos tira uma série de preocupações, de fantasmas, de medos, de exigências que as religiões nos impõe. Você não tem que aprender os dez mandamentos nem a coloca-los em prática: sabendo ou não, praticando ou não, precisa ser feliz. Não precisa prender os ensinamentos do Cristo também.

Aliás, afirmo que não há nada a ser aprendido durante essa vida. Apenas a ser feliz com tudo o que sabe e com o que não sabe.

Olha como esse ensinamento descomplica a vida. Você não tem que estudar, precisa apenas colocar em prática a felicidade. Não tem que decorar ou entender o que os mestres disseram: precisa praticar a felicidade, ser feliz.

Esse ensinamento é muito importante, porque queremos conhecer Deus pela lógica humana, ou seja, pela ciência, pelo saber, pela cultura. Esse caminho não leva ao conhecimento de Deus. O que pode leva-lo a conhecer Deus? A sua capacidade de ser feliz.

Isso é o fundamental na vida: precisamos aprender a conquistar a capacidade de ser feliz. Só a capacidade de ser feliz, de colocar a felicidade nas coisas dessa vida, caracterizam a evolução espiritual.

Viver feliz é a forma de conseguir ver Deus, de conseguir falar com Ele, de viver no mundo dos espíritos. De nada adianta ficar decorando ciência, fórmulas matemáticas, cultura material ou espiritual, os ensinamentos dos mestres, o espírito só se realiza quando alcança a bem aventurança. Tudo o que não seja a felicidade só atrapalha na evolução espiritual.

Portanto, o ser encarnado tem que aprender a ser feliz. Porque não é?  

Participante: não sei

Sabe por que não é feliz? Porque o mundo não lhe faz feliz. Porque as situações da vida da qual depende para ser feliz não acontece, O que quer muito dificilmente acontece.

Você não é feliz porque está em desacordo com o mundo. Por causa desse desacordo sofre. Sempre que há o desacordo com o mundo há um sofrimento.

Mas porque que você está em desacordo com o mundo?

Participante: por causa de meus valores.

Porque tem os olhos abertos. Porque quer ser como Deus: definir o que é bom, o que é mal, o que é certo o que é errado, o que é bonito o que é feio.

Se isso é verdade, como se alcança a elevação espiritual, como se alcança a felicidade? Fechando os olhos, não vendo mais o certo ou o errado, o bonito nem o feio, o limpo e o sujo. Na hora que o ser encarnado não ver nada disso estará de acordo com o mundo. Não terá mais nada que o contrarie.

Ficou claro o raciocínio que estamos tentando desenvolver há cinco anos e que vocês ainda estão querendo entender através do raciocínio. Não tem que entender nada pelo raciocínio, não se trata de saber como transformar o mal no bem. É preciso abrir mão de todo a cultura, de todos os preceitos, de todos os valores.

Não adianta você querer transformar o sujo em limpo: o ser encarnado não vai conseguir acabar com o sujo. Por isso o único caminho é abrir mão dos critérios de sujeira e de limpeza. Não adianta querer transformar a dificuldade em facilidade: é preciso abrir mão dos conceitos de facilidade e dificuldade.

Isso não se consegue com o raciocínio lógico, com transformações materiais ou racionais; se consegue por libertação. É conseguindo não se prendendo ao prazer e a dor diante da ambiguidade do planeta.

Essa questão de O Livro dos Espírito parece besta né: o que é um espírito quando morre? É um espírito que é feliz com tudo que lhe acontece. Veja o que essa questão nos levou a compreende….

Nos levou a entender que o ser elevado é aquele que não vê nem bem nem mal em tudo, só a ação de Deus. É aquele que não tem nem um outro sentimento a não ser o amor por Deus. É aquele que não vê no outro nenhuma emoção, mas sabe que o próximo sempre é o portador do amor de Deus para si. Esse é o espírito que acaba com a roda da encarnação. Esse é o espírito bem aventurado. Aquele que vive a felicidade que os santos vivem.    

Compartilhar