Jesus saiu dali e foi para uma sinagoga. Estava ali um homem que tinha uma das mãos aleijada. Então algumas pessoas que queriam acusar Jesus de desobedecer à Lei lhe perguntaram: É contra a nossa Lei curar no sábado?

Jesus respondeu: Se um de vocês tiver uma ovelha, e no sábado ela cair num buraco, será que ele não vai fazer tudo para tirá-la dali? Pois uma pessoa vale muito mais do que uma ovelha. Portanto, a nossa Lei permite ajudar os outros no sábado.

E disse para o homem: Estenda a mão! Ele estendeu, e ela sarou e ficou igual à outra.

Então os fariseus que estavam ali saíram e começaram a fazer planos para matar Jesus. (Evangelho de Mateus – Capítulo 12 – versículos 9 a 14)

É o que já disse sobre a missão Jesus Cristo. O mestre foi contra a lei religiosa daquela época e nem quis lutar contra os romanos. Por isso perdeu prestigio entre os judeus. Até hoje Jesus Cristo não tem nenhuma consideração dentro da religião judaica, apesar de ser judeu.   

Voltando ao nosso estudo, esse episódio não tem grandes mistérios. Ele narra uma historia de bondade. O que quer dizer é que se Deus quer que você seja bondoso, é muito mais importante ajudar uma pessoa, mesmo que para isso precise quebrar uma lei, do que manter-se restrito às normas, às obrigações religiosas sem ajudar o outro. É isso que Cristo nos ensina. .

Participante: os fariseus eram os ortodoxos, não?

Isso.

Participante: Jesus era um Rabino, mas nunca foi considerado um sacerdote?

O Rabino é um sacerdote. Só que o termo sacerdote não tinha um valor como o de agora.

Hoje os sacerdotes acordam de manhã, tomam seu café farto tranquilamente, depois rezam uma missa e voltam para casa descansar. À tarde rezam outra missa e vão descansar novamente. Ao fim da tarde rezam a última missa e ai passeiam.

Naquele tempo não: o rabino saia pregando pelo deserto. Ele enfrentava situações adversas, necessidades, para poder falar ao povo.

Participante; o rabino era conhecedor das leis, não?

Sim, tinha que ser conhecedor profundo da lei. Eram iguais aos pastores evangélicos de hoje, que precisam conhecer a bíblia de cabo a rabo para fazer um discurso no púlpito.

Participante; naquela época, segundo retrata alguns filmes, havia também muitos rabinos apocalíticos, digamos assim. Eram pessoas que estavam na rua narrando o fim do mundo, dizendo que o fim estava próximo.

Sim, esses eram rabinos também, mas pregavam doutrinas diferenciadas.

Naquele tempo havia várias doutrinas que eram chamadas de judaicas. Na verdade, todas as religiões só começaram a ganhar uma formatação muito tempo depois.

Participante: mas eram todos judeus?

Sim. Naquela região só havia judeus e romanos.

Por nascimento havia outros, pois nasceram em outros lugares, vinham de outros lugares, mas eram judeus, porque pertenciam à religião judaica.

Participante: tem uma estória que afirma que Jesus passou um período com os essênios. Os essênios eram os judeus mais místicos da época. Isso é verdade?

Esquece.

Prender-se a isso é tentar entender o Jesus homem. O Jesus homem não vale porcaria nenhuma. O que precisamos nos prender é em entender a mensagem dele. Isso tem importância.

Compartilhar