Participante: se o amor é a bem-aventurança e o egoísmo é o sofrimento, por que tem tanto egoísmo no mundo?
Porque vocês não estão dispostos a se libertarem do mundo.
O sofrimento é resultado do apego ao mundo. Afirmo isso porque só sofre quem está apegado ao mundo. Quem não está, não sofre jamais. Sendo assim, se o sofrimento é originado pelo apego ao mundo, aquele que não se liberta do mundo sofre.
Agora, o que é se libertar do mundo? É vender tudo que é seu, tirar a roupa e andar nu pelo meio da mata? Não. É dizer assim: ‘aquele copo não está no lugar, pois acho que não era ali que deveria estar. Certo, pego e o coloco no lugar que quero. Faço isso sem criticar, acusar ou falar qualquer coisa contra quem o colocou no lugar que não gostei’. Acabou…
O apego ao mundo existe quando se sabe o lugar certo para o copo. O apego ao mundo é saber que existe uma resposta certa para uma pergunta. São os seus padrões de certo e errado, bonito e feio, limpo e sujo, justo e injusto. Quando vive esses padrões como verdadeiros, como verdades, está preso ao mundo. E, como esses padrões são todos relativos, um dia vai acontecer algo que você não vai gostar. Nesse momento sofrer é inevitável.
Nesse momento vai dizer que sofreu pelo que aconteceu. Isso é falso. Sofreu porque estava apegado à uma verdade, ao tem que ser pra ter e o ter pra ser.