Nós sabemos que Deus é justo quando condena os que fazem essas coisas. (Carta aos Romanos – Capítulo 2 – versículo 2)

Por que Deus é justo quando “condena o julgamento” dos seres humanizados? Ele condena aqueles que acreditam no que acham, porque, desta forma, eles julgam Deus a partir de suas próprias verdades.

Quando o ser humanizado analisa uma situação e a avalia, está julgando o que Deus fez, já que tudo é gerado por Ele através da Causa Primária, que é emanação Dele. Além disso, para julgar, estão se utilizando de suas paixões não naturais (verdades criadas pelo ego) e não dando a Ele a sua devida glória, como Paulo ensinou anteriormente.

Sim, este texto tem vinculação com tudo o que já estudamos até agora. Não podemos nos esquecer que esta carta foi escrita de forma corrida por Paulo e que a divisão que fazemos é apenas uma maneira didática de estudá-la.

Por isso é justo o julgamento de Deus: já que o ser humanizado se sente no direito de julgá-Lo, Ele pode fazer a mesma coisa. O ser humanizado deu a Deus o direito Dele julgá-lo.

Por quê? Porque o ser humanizado se achou no direito de julgar o próximo, que é um deus emanado…

NOTA: Segundo ensinamentos estudados anteriormente no Bhagavad Gita, existem três deuses, que na verdade, são apenas um.

DEUS SER – o espírito Supremo;

DEUS EMANADO – os egos que levam ao consciente dos seres realidades ilusórias;

EMANAÇÕES DE DEUS – as situações criadas a partir da Causa Primária, que são levadas ao consciente do espírito pelo ego.

Nós temos que começar a repensar a vida e fazer isso desmascarando as compreensões ilusórias que os seres humanizados têm. Quando se fala alguma coisa de alguém, não está se julgando aquele, mas o próprio Senhor do Universo, porque, como já estudamos em Krishna, a ação é inexorável, é Deus que faz. Então, na verdade, está se julgando o próprio Pai.

 Quando o ser humanizado julga alguém que está comendo de boca aberta, por exemplo, está julgando o próprio Deus que está emanando esta ação através das percepções criadas pelo ego. Mas o que o ser humanizado utiliza para gerar este julgamento? Sua sabedoria (paixão), o que se constitui na culpa da humanidade.

Parece algo bobo, não? Mas, se o ser humanizado sabe que tem que se comer com a boca fechada e julga a percepção que tem do outro estar comendo de boca aberta, está tendo uma relação imoral como aquelas que conversamos antes…  Ao manter este tipo de relação não dá a Deus a Sua glória e, ainda por cima, julga que Ele não sabe o que é certo, porque faz o outro comer de boca aberta.

É isso que precisamos desmascarar em nós. Ninguém acusa o outro: na verdade todos estão acusando o próprio Deus…

Compartilhar