Participante: e sobre a intuição. Ela existe?
Sim… A intuição existe para quem acredita que exista intuição.
O que é uma intuição? O que são as pessoas que estão ao seu redor? O que é o seu corpo? Afinal, o que é tudo que lhe cerca? Vamos falar sobre isso…
Neste mundo a ciência ensinou que o olho é bombardeado por energias elétricas. Estas passam por ele e depois são conduzidas até o cérebro. Só aí vai nascer a figura, a forma. Até aqui tudo o que lhe rodeia era energia, quando esta chegou ao seu cérebro é que nasceu a forma.
A partir daqui lhe pergunto: o que são estas pessoas ao seu redor? Energia elétrica. Estas energias foram captadas pelo seu olho e no cérebro se formaram as figuras dessas pessoas. Este processo é o mesmo para qualquer percepção que você acredite ter: audição, olfato, paladar e sensibilidade do corpo. Qualquer coisa que você diga está percebendo é uma criação do cérebro a partir de ondas eletromagnéticas que foram captadas pelos órgãos sensoriais.
Apenas um detalhe. Se aplicarmos este mesmo pensamento ao cérebro, veremos que ele também nada mais é do que energia elétrica. Portanto, ele não pode criar a figura. Por isso, vamos apenas fazer uma ressalva no ensinamento científico do mundo de vocês. Quem faz a figura não é o cérebro, mas a mente. É a mente, o elemento não conhecido pela ciência humana como já vimos, que transforma a energia em forma e não o cérebro. Isso a ciência não sabe porque ainda não conhece perfeitamente o funcionamento das coisas.
Agora pergunto: o que é o ato de pegar uma onda eletromagnética e transformar em uma determinada palavra ou forma?
Participante: é a vida.
Não, a vida é a própria onda eletromagnética. A este processo damos o nome de consciência. Conscientizar-se de alguma coisa é o ato realizado pela mente de transformar o impulso eletromagnético externo em figura e som. Depois de criada, a consciência, então, é informada ao ser humano como pensamento, formação mental.
Portanto, toda consciência que você tem, ou seja, toda ideia de realidade que você vive é formada pela sua mente e tudo que é criado pela mente como já vimos ao longo desta conversa, é uma qualificação para a vida. Tudo que o ser humano se conscientiza não existe externamente a ele, mas sim uma criação da mente. Externamente existe a vida, a onda eletromagnética, que não tem forma nem sons e por isso não gera palavras.
Ora, se tudo que é criado pela mente é uma qualificação para a vida, lhe pergunto: você sabe o que foi dito na intuição que recebeu? Então, é uma qualificação que mente está criando para a vida.
Toda intuição é uma percepção que a mente cria. Digo isso porque ela usa formas e sons para criar uma ideia, ou seja, uma consciência. Portanto, é uma criação da mente. E se toda criação da mente é uma qualificação dada à vida e não ela própria, quem acreditar que esta é real vai vivê-la como tal, quem não acreditar, não vai. Por isso afirmo que a intuição existe para quem acreditar que ela existe.
No entanto, prender-se ao que é criado pela mente é sair da vida e viver a própria qualificação como se vida fosse. É manter-se apegado ao sonho.
Apesar de explicar tudo isso, eu não estou lhe dizendo que não há intuição. Vamos tentar entender isso… Já que estou falando a espiritualistas, vamos usar O Livro dos Espíritos para explicar, pois é ali que se encontram as informações científicas espirituais disponíveis no planeta.
O que é uma energia eletromagnética?
“O que chamais de fluído elétrico, fluído magnético, são modificações do fluido universal, que não é, propriamente falando, senão matéria mais perfeita, mais sutil e que se pode considerar independente”. (Pergunta 27 a)
Como o espírito convive com a matéria universal?
“A matéria é o laço que prende o espírito; é o instrumento de que este se serve e sobre o qual, ao mesmo tempo, exerce a sua ação”. (Pergunta 22 a)
Quem lhes dá o pensamento?
“459. Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos? Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto que, de ordinário, são eles que vos dirigem”.
A vida é o fluído universal. Este fluído é o elemento que o espírito se serve, ou seja, utiliza. Utiliza como? De múltiplas formas. Uma delas é enviá-lo ao espírito encarnado através da mente humana, que também é fluído universal. Este é o processo real que acontece no Universo, o processo vida que vocês humanos não conseguem entender porque estão presos às consciências que a mente cria. Este processo deveria ser de aceitação pelos espiritualistas já que foi trazido pelo Espírito da Verdade, um grupo de seres universais enviados por Deus.
Aplicando tudo o que falamos ao tema que estamos conversando, podemos dizer que a realidade do acontecimento receber uma intuição é a recepção por parte do espírito encarnado de fluídos universais enviados por um fora da carne. Quando esta recepção deixa de ser apenas fluído universal e torna-se figura, som e ideia nasce, então, um sonho, uma provação para o espírito.
Este envio do espírito fora da carne contém alguma informação para você espírito? Sim, tem, já que nada no Universo acontece à toa. Tudo tem uma finalidade. Agora, a mensagem (formas, sons e ideias) que você diz que recebeu trata-se apenas de uma decodificação do fluído universal para criar o sonho e não a própria realidade.
A ação de saber o que está contido na mensagem do espírito fora da carne é apenas criação da mente, pois ela não está no mundo universal, mas apenas naquela individualidade.