Conforme narra o sutta, existiam no acampamento alguns seguidores que queriam sair e habitar outra região. Eles procuram Buda e pedem autorização para isso. O mestre diz: vocês sabem como responder às pessoas do seu local de destino quando forem perguntados sobre a doutrina que seguem?

Os discípulos dizem que não sabem e que por isso mesmo vieram conversar com Sidarta. O mestre pede, então, que eles conversem com Sariputta (um discípulo de Buda que já podia ser considerado um mestre), pois saberia orientá-los.

Quando fazem a mesma pergunta a Sariputta, este ensina: a base da doutrina de Buda é o desapego às paixões e os desejos gerados os pelos cinco agregados do espírito. O mestre ainda completa: Buda ensina assim, porque sabe que quem se desapega das paixões e desejos gerados pelos cinco agregados consegue a felicidade nessa vida e também uma boa colocação quando sair da carne.

A partir deste sutta, podemos entender que o desapego das paixões e desejos gerados pelos cinco agregados são a base da elevação espiritual dentro da visão de Buda, bem como que sua execução leva o ser humanizado a promover a sua reforma íntima.

Por isso, hoje vamos estudar os agregados, ou seja, como o próprio nome diz, cinco elementos que não são do espírito. Eles estão agregados ao ser e só se mantêm assim enquanto ele estiver humanizado. A partir do momento que alcance a sua elevação, os cinco agregados deixam automaticamente de existir.

Agora, é preciso lembrar que Sariputta não disse que o espírito humanizado não deve ter os agregados. Não poderia ter dito para não ter, pois enquanto estiver ligado à carne o espírito necessitará deles. O que o mestre ensinou é que ele não pode apegar-se às paixões e desejos que nascem a partir da ação através dos agregados, se quiserem alcançar uma boa colocação após o desencarne (ressurreição). Quando o espírito, mesmo utilizando-se destes agregados, libertar-se da paixão e do desejo pelo que passa a existir a partir da ação dos agregados terá conseguido para essa vida felicidade incondicional e para a próxima uma boa colocação.

Compartilhar