Participante: antes de continuar, por favor, deixe-me fazer uma pergunta. O senhor sempre diz que o prazer é tão danoso quanto o sofrimento no tocante à elevação espiritual. Acho fácil excluir o que nos faz sofrer, mas como excluir aquilo que ainda achamos bom?
O que posso lhe dizer sobre isso é que neste momento não se preocupe em excluir o prazer que a vida oferece. Falo assim porque não irá conseguir. Você ainda está muito apegada às coisas desta vida para conseguir excluir o que é prazeroso.
Na verdade, o processo do desapego às coisas materiais é como desintoxicar-se do vício em drogas. Parar de uma vez para o viciado é um choque muito grande que pode causar diversas síndromes. A mesma coisa acontece com aqueles que querem libertar-se das coisas deste mundo. Por isso lhe digo para ir paulatinamente durante o processo de se libertar do que a vida propõe. Mesmo com o sofrimento, vá diminuindo aos poucos; não tente realizar tudo de uma vez.
É por conta desta observação que acabei de fazer que nós trataremos agora só de sofrimentos. Se vocês conseguirem nesta encarnação pelo menos se libertar de alguns sofrimentos que vivem já terão conseguido muita coisa.