Se você ler todo esta obra do início ao fim eu garanto que estará pronto para fazer a reforma íntima, mas ainda não a terá realizado. Será preciso, então, fazê-la, ou seja, colocar em prática tudo aquilo que leu e compreendeu. Se não fizer isto, de nada adiantará ler este ou qualquer outro livro a respeito de elevação espiritual.


Este é outro aspecto que quero falar com vocês hoje: conhecer e não praticar é prisão à letra fria e não realização de nada..
Quer um exemplo? Hoje em dia está em moda dizer-se espiritualista e, alguns, ainda acreditam que por isso são superiores aos demais religiosas, mas o que é espiritualismo, o que é ser espiritualista?
A única definição dada para este termo em um livro sagrado foi a de Allan Kardec na “Introdução ao estudo da Doutrina Espírita” que já nos referimos. Lá ele diz assim: espiritualista ou espiritualismo é aquele que acredita haver em si algo mais do que a matéria.
Agora, o que adianta apenas acreditar? O que adianta apenas saber que existe em si algo mais do que matéria? É preciso que esta informação se transforme em ação para que haja obra e não apego à letra fria. Desta forma espiritualista não é só quem acredita, mas quem, além disso, vive para o espírito.
De nada adianta alguém se dizer espiritualista sem mudar o objetivo da sua vida. De nada adianta imaginar-se “melhor” por ser conhecedor de “segredos” mais profundos do que a maioria dos religiosos, se estes “segredos” não forem revelados pela exemplificação em si mesmo.
Portanto, para que esta nossa conversa sirva de alguma coisa para você, é preciso que desde já se decida a colocar em prática o que estamos conversando. Só saber, conhecer o que é mente, como funciona, não adianta nada. Não faça isso senão a leitura será “tempo perdido”.
O problema hoje é que a grande maioria quer cultura e não sabedoria. Querem chegar a Deus pela cultura e não pela exemplificação dos ensinamentos.
Qual a coisa mais culta que existe? A estante. Ela coleciona dezenas de livros com muita cultura, mas será que por isso ela é sábia? Será que ela chega a Deus antes de nós?
O sábio é quem põe a cultura em ação. Sabedoria é cultura em ação e não acervo de conhecimentos.
Sendo assim, de nada adianta você ler tudo o que está aqui e não colocar os ensinamentos em prática. De nada vale para a elevação espiritual apenas afirmar “eu sei”, se não praticar. Todo conhecimento que não é acompanhado de uma ação de prática dele é igual a um tesouro no fundo do mar: não valerá para nada.