Os Espíritos têm forma determinada, limitada e constante? Para vós, não; para nós, sim. O Espírito é, se quiserdes, uma chama, um clarão, ou uma centelha etérea. (Pergunta 88 – O Livro dos Espíritos)
O Espírito da Verdade afirma que o espírito não tem forma. A partir dessa afirmação pergunto: alguém já viu espírito? Tem muitas pessoas que afirmam que sim, mas que espírito é esse que elas veem, se o ser não tem forma? Como pode se ver alguém com dois braços, duas pernas, cabelo, boca e olhos se o espírito não tem forma?
Na verdade quando acontecem essas percepções o que está sendo visto não é o espírito, mas o perispírito. Espírito é luz, luminosidade que não pode ser percebido através de formas.
É isso que precisamos entender, pois quando tivermos essa consciência, certas passagens bíblicas ficam claras. Por exemplo: ninguém acende uma lamparina para esconder dentro do armário.
A partir da consciência sobre o que é o espírito, o que essa citação quer dizer? Que ninguém faz um espírito brilhar para escondê-lo. Ele é colocado no ponto mais alto e serve de guia para os outros. É isso o que esta passagem quer dizer.
Além do mais, compreendendo o que essa resposta afirma, devemos parar de dizer que viu um espírito. Não, nenhum ser humanizado vê um espírito, mas sim o perispírito que envolve o ser.
O perispírito é o corpo espiritual. Foi ele que foi percebido por quem diz que vê espíritos, mais nada. O espírito realmente, nenhum ser humanizado vê.
O que esse ser pode fazer é sentir a luminosidade do espírito, mas essa ainda não é ele, assim como a luz da lâmpada não é a lâmpada. A luminosidade não é o espírito, mas o seu brilho, uma emanação dele.