Participante: como vou me sentir realizada se meu ego está sempre reclamando de tudo? Ele definitivamente não sabe se relacionar espiritualmente com Deus. Aliás, nem sabe quem é Deus. Como vou me relacionar com algo que nem conheço?
A sua relação com Deus não é construída por compreensões racionais.
Ouça bem isso: a conquista do senhor da mente não se traduz por gerar em si uma nova compreensão; ela se consiste em não se deixar levar pelo ego, em não viver como real as criações mentais. Por isso afirmo: realmente seu ego não vai conseguir criar uma compreensão, uma razão, uma emoção, que signifique estar em Deus. O necessário é você, como senhor da mente, trabalhar junto à razão no sentido de não aceitar a imposição para sentir-se pleno por causa de situações humanas.
Por exemplo. Ao invés de se preocupar com quem é Deus, ouça a sua mente e quando ela disser que receber carinho da sua parceira é muito bom para você, não aceite isso. Responda: ‘não sei se é ou não. Por isso não vou depender do carinho dela para me sentir feliz. Se fizer, ótimo; se não fizer, também está ótimo’.
Portanto, não se trata nem de destruir o que o ego cria, até porque isso é impossível de ser feito, e nem se trata de criar uma nova verdade ou nova emoção, mas simplesmente a luta constante contra a escravidão, a subordinação, às emoções e razões que a razão cria. Enquanto estiver nessa luta, Deus lhe fará sentir a plenitude.
Ouça bem o que estou lhe falando: Deus lhe fará sentir a plenitude. Só que essa plenitude não poderá ser explicada racionalmente, ou seja, pela razão. Sabe, ao sentir-se pleno, dirá: ‘não sei porque, mas hoje estou num estado de graça’. Quando Deus lhe der o saciar-se, você não saberá o porquê.
Então, não se trata de alcançar a plenitude, a realização na relação com Deus, mas sim do trabalho constante para libertar-se do ego e esperar Deus dar a saciedade. A auto realização em Deus acontece sem que o ser precise criar ou compreender qualquer coisa. É algo que surge praticamente do nada.
É difícil explicar, pois para ser compreendido não pode passar pela sua razão. Por isso, o máximo que posso dizer é que trata-se de algo que vai surgir no seu coração e você não saberá explicar.
Participante: nunca senti isso…
Dá o braço para os outros, pois muito poucos sentiram isso. Afinal de contas, poucos lutam contra o ego. Os seres humanizados simplesmente aceitam o que a razão cria e vão vivendo. Poucos sentiram isso algumas vezes; pouquíssimos alcançaram a plenitude no relacionamento com Deus.