Participante: “Os incomodados que se mudem”… Este ditado popular deveria nos levar a compreender que se estamos incomodados com alguma coisa, o problema é só nosso e não na coisa ou pessoa. Além disso, quando o nosso jeito de ser incomoda algumas pessoas, não temos obrigatoriamente que mudar. O que importa é a consciência tranquila. Pode esclarecer isso?
Realmente os incomodados que se mudem. O problema é que os seres humanos querem mudar de lugar quando se incomodam com alguma coisa. Quando fazem isso, já reparou que o incômodo volta a aparecer? Não importa quantas vezes vocês mudem de lugar: o incômodo sempre ressurgirá…
Sendo assim, não adianta mudar de lugar. O que você precisa fazer é mudar a forma de viver o incômodo. Isso só se faz através da mudança de consciência, ou seja, da forma de viver a vida.
O que é estar incomodado com alguma coisa? É estar em desacordo com o seu agora… Se neste momento você está incomodado com o que estou dizendo é porque não concorda com o que falo. Mas, porque não concorda com o que falo? Porque acredita que estou errado. Como você chegou à conclusão que estou errado? Porque acha que sabe o certo…
Eis aí a fonte dos seus incômodos: achar que conhece a verdade sobre as coisas, achar que conhece o que é certo, o que deveria estar acontecendo naquele momento. É isso que lhe causa o incômodo…
Os incomodados que se mudem, mas não de lugar, pois como já disse o incômodo vai junto. Mude-se internamente…
Quando você se libertar de seus padrões de certo e errado, bonito e feio, limpo e sujo, ou seja, não tiver mais verdades, jamais se incomodará com alguma coisa ou alguém…
Um comentário
Sinto muito incômodo com a vizinhança de onde moro agora, são barulhentos demais, e tem uma igreja evangélica que grita todos os dias ao lado da minha casa. O que será que está gritando aqui dentro de mim? Po que vim parar neste local? Preciso de muita meditação.