A mente não pode estar nem no passado nem no futuro, já que só existe o agora.

O passado já passou, ou seja, não mais existe; o futuro ainda não chegou, ou seja, ainda não existe. A mente não pode estar onde não existe. Por isso afirmo que só está no presente.

O que acontece na verdade é que no presente ela cria algo que diz que rotula como passado. Cria algo agora que diz que aconteceu ontem.

Apesar dessa afirmação, não quer dizer que exatamente aquilo aconteceu no passado. Aquilo que agora é rotulado como passado nada mais é do que uma criação no presente.

Quando o ser humano acredita que está lembrando-se de algo do passado, na verdade está recebendo uma informação criada agora e não a lembrança de uma realidade que aconteceu.

Isso é fácil de constatar. Pergunte a uma pessoa que participou de alguma lembrança sua se realmente aconteceu o que você se lembra. Se fizer isso verá que ela não possui as mesmas lembranças que você. Ela discordará do que aconteceu e do porquê aconteceu aquilo.

Porque isso acontece? Será que ela ou você está certa? As duas e nenhuma delas. Isso porque as duais receberam criações de hoje rotuladas como passado.