Participante: o ser humano acha que ele pode ser, estar ou fazer qualquer coisa independente do Universo. Já que não há como fugir da questão de avaliar o que é, está ou faz, como o espírito avalia esta questão?


Você só encontra uma dúvida nesta questão porque imagina que o padrão humano se aplica ao resto do Universo, ou seja, se o humano imagina que pode ser, estar ou fazer alguma coisa, o espírito necessariamente se ocupa com a mesma coisa. Mas, quem disse que isso é real?
Repare que você está usando o que é humano como padrão universal. Está querendo raciocinar a existência espiritual a partir da humana, pois imagina que tudo o que existe aqui tem que existir lá. Quem disse isso?
Você só se preocupa em querer saber como o espírito encara a questão do ser, estar e fazer porque imagina que se o ser humano se ocupa com isso, o espírito se ocupe também. Ou seja, para você o mundo humano é o padrão que o Universo deve seguir. É por isso que acha que todos os elementos universais precisam agir a partir dos padrões humanos. Não acha que isso é muita soberba?
Por exemplo: se o ser humano raciocina, você acredita que o espírito também o faz. Quem disse isso? Em O Livro dos Espíritos é dito que o ser universal possui a propriedade inteligência, mas nada se fala a respeito de raciocínio. Não é todo ser que possui inteligência que raciocina. Mesmo que outros seres executem esta atividade, quem disse que o raciocinar deles tem a ver com aquilo que humanamente vocês chamam de raciocino?
Esta ideia está plenamente presente no mundo humano. A ciência dos seres humanos, por exemplo, afirmam que não existe vida em diversos planetas porque neles não há oxigênio. Afirmam isso porque a vida humana depende da existência deste elemento químico para existir. Mas, será que não existem outros tipos de vida no Universo que não dependam dele?
Esta é a base para a criação das verdades e realidades com as quais convive o ser humano. Ele acha que todas as informações que possuem aplicam-se a todos os elementos do Universo. Agem como se a Terra fosse o certo do Universo, o padrão que todos precisam seguir para existir.