Participante: quando é que nós vamos alcançar este mundo celestial além do mundo dos devas?

É muito fácil responder quando isso acontecerá: quando não mais estiverem presos aos sistemas humanos de existência; quando não mais desejarem os anseios humanos e por conta disso deixarem de fazer exigências ao Universo.

O Espírito da Verdade diz que os seres se reúnem no Universo através de simpatias. Sendo isso verdade, enquanto você for simpático às coisas do mundo material, certamente buscará essas coisas.

Deixe-me dizer algo importante: nenhum lugar do Universo é vedado a nenhum espírito. O mundo celestial como você chamou o local que habitam os seres elevados, não é cercado de grades e portões que impossibilitam a entrada daqueles que ainda vivem presos à materialidade. Qualquer um pode acessá-lo. Mas, será que você gostará do que encontrará lá?

Se você ainda gosta de um mantra, saiba que não vai se adaptar ao mundo celestial, pois lá não existem músicas; se ainda precisa de uma vela para poder orar, sabia que não conseguirá rezar lá, pois no mundo celestial não existem velas. Se ainda precisa de um incenso para poder meditar, saiba que lá não ficará, pois não existem incensos; se ainda precisa de uma imagem para poder ligar-se aos espíritos, isso o afastará do mundo celestial, pois lá não existem formas…

O que estou falando não é nenhuma novidade. Vejam os casos da literatura espírita. Quantas vezes ali são narradas histórias aonde socorristas vão ao umbral e de lá retiram espíritos que merecem sair. Eles são levados às cidades espirituais, mas muitas vezes fogem delas e voltam ao umbral. Porque fazem isso? Porque não se sentem bem nas cidades espirituais, porque não têm simpatia pelas coisas da cidade.

Este é o mesmo caso de vocês. Se pudesse levá-los agora até o mundo celestial, certamente me implorariam para voltar, pois não encontrariam o que esperam para si mesmos. Para vocês, o mundo celestial é insosso, chato…

Uma pessoa, um dia, quando estudávamos O Livro dos Espíritos e falávamos do espírito não ter boca e por isso não falar me perguntou: como vocês se comunicam, então? Eu disse que era através de sentimentos: eu emano um sentimento para outro espírito, ele o recebe e ‘compreende’ perfeitamente o que eu quero dizer. Ela, então, me disse: como deve ser chato o seu mundo…

Sim, o mundo celestial é chato para quem está humanizado. Por isso, se você conseguisse alcançá-lo sentir-se-ia incomodado como que encontraria lá. Por isso, precisa se libertar dos sistemas e anseios humanos, pois senão não conseguirá viver no mundo que diz sonhar para você.