Participante: há muitas questões em O Livro dos Espíritos que eu ainda considero conflitantes com as ideias da doutrina que nos ensinastes. Embora já tenha aceitado pelo coração as novas ideias, ainda é incômodo conciliar totalmente o ecumenismo com a Doutrina Espírita. Aí vai uma: a questão 87 leva a entender que o espírito ocupa o espaço e se movimenta no universo, ou seja, o espaço, sendo morada do espírito, não poderia ser uma ilusão (questão 89). Comente, por favor.
“87. Ocupam os Espíritos uma região determinada e circunscrita no espaço? Estão por toda parte. Povoam infinitamente os espaços infinitos. Tendes muitos deles de contínuo a vosso lado, observando-vos e sobre vós atuando, sem o perceberdes, pois que os Espíritos são uma das potências da natureza e os instrumentos de que Deus se serve para execução de seus desígnios providenciais. Nem todos, porém, vão a toda parte, por isso que há regiões interditas aos menos adiantados”.
“89. Os Espíritos gastam algum tempo para percorrer o espaço? Sim, mas fazem-no com a rapidez do pensamento”.
O que você quer que eu comente, pelo que entendi, é a questão do espírito se movimentar no espaço. Sim, o espírito se movimenta no espaço.
‘Mas, como Joaquim, você sempre disse que o espaço do universo é do tamanho de um ponto feito pela ponta de um lápis. Como ele pode se movimentar onde não há espaço’, você poderia me perguntar. Falo agora que o espírito pode se movimentar pelo espaço, apesar de já ter dito que no universo não existem espaços, porque este universo que está sendo abordado nesta questão, a natureza com ‘n’ minúsculo, é o ilusório. É o universo gerado para os espíritos que estão em provas e expiações.
Não é só vocês que estão encarnados que vivem uma ilusão. Há espíritos mais avançados do que vocês que também vivem a ilusão. Só quando o ser alcança determinada proximidade de Deus pode, então, sair das ilusões que vive.
Então, sim, o espírito se movimenta no universo, mas a própria movimentação, além do espaço que ele percorre no universo, é uma ilusão, porque o universo que vivem é ilusório.
Como disse outro dia para uma pessoa, a ilusão é ilusória, mas para aquele que a está vivendo é realidade. Krishna ensinou que o real nunca deixa de existir e a ilusão jamais existiu. Ela não existe dentro da realidade, mas existe na realidade como algo ilusório. A ilusão de existir.
Sendo assim, se todos têm a ilusão de existir espaço, têm a ilusão de se movimentar neste espaço ilusório.