“Sabei ainda que nem sempre é um mal o que vos parece sê-lo. Frequentemente, do que considerais um mal sairá um bem muito maior. Quase nunca compreendeis isso, porque só atentais no momento presente ou na vossa própria pessoa”. (O Livro dos Espíritos – Pergunta. 532)
O mal surge de onde? Da atenção ao momento presente à sua própria pessoa, ou seja, naquilo que você quer.
É aquilo que dizemos há muito tempo: ninguém pode lhe fazer mal, a não ser que se preocupe consigo mesmo. A não ser que continue achando algumas coisas boas e outras más de acordo com seus próprios interesses.
Não existe o mal como uma instituição universal. O que existe é o ser achar que não gostou de determinada coisa, achar que alguma coisa não está certa, dizer que algo não é bom. De tudo sempre resulta algo positivo para o universo.
Participante: é errado pedir ajuda a Deus para passar pelas coisas de forma tranquila e amorosa?
Não. Fazendo esse pedido você estará pedindo auxilio a Deus para vivenciar o que tem que vivenciar. Agora, pedir para Deus tirar acontecimentos da sua vida, é outra coisa.
Isso não é o caminho de Deus. Caminho para Deus é: ‘Pai afasta de mim esse cálice, mas se não for possível, que seja feita a vossa vontade’