Participante: O livre arbítrio é relativo, ou seja, quanto maior o nível de consciência a nível espiritual, maior é o livre arbítrio?

Sim, o livre arbítrio é relativo. Quanto maior o nível de consciência do espírito maior a liberdade de optar. Isso é verdade, mas, há um detalhe: não se pode tomar esta informação a partir da concepção humana de livre arbítrio.
A concepção humana de livre arbítrio é fazer o que se quer, o que dá na cabeça, o que tem vontade, o que acha que tem que fazer. Este é um livre arbítrio sem a menor responsabilidade. Digo isso porque nenhum ser no nível que vocês se encontram avalia as consequências dos seus atos para os outros.
É por isso que vocês não podem ter o livre arbítrio que querem ter. Vocês não têm condições de exercer esta liberdade, porque são incapazes de avaliar, antes de agir, o quanto o que estão praticando pode ferir o próximo. Estão sempre preocupados com suas vontades, com seus desejos e mais nada. Não medem o reflexo daquilo que fazem no próximo…
Já o espírito elevado faz esta análise. Ele exerce a sua liberdade de escolha com consciência do mal que pode causar ao próximo. Por isso o resultado desta liberdade de opção para o ser elevado é só uma: Senhor, que é o único que possui a capacidade de dar a cada de acordo com suas intenções, o que quer que eu faça?
Esse é que é o problema. O espírito elevado não pensa apenas no que quer, no que acha certo ou naquilo que deseja, mas ele se preocupa com a harmonia universal, com a justiça perfeita. Por isso, exerce a sua liberdade dizendo: Senhor o que é melhor para todos?
Ele não utiliza o seu livre arbítrio preocupado com o que é bom para ele, com o que acha mais bonito, com o quer… O espírito quanto mais progride no sentido da elevação espiritual, mais livre arbítrio tem e mais ele o exerce subordinando-se aos desígnios de Deus e servindo à coletividade espiritual.
O que acabei de dizer precisa ficar bem claro quando se afirma que o espírito elevado possui maior liberdade de opção para que vocês não achem que ele, por causa disso, faz o que quer da vida. Vocês não podem ter o livre arbítrio porque não medem as consequências do que fazem. Saem atacando todo mundo, falando de todos, cobrando a todos porque se imaginam os detentores da verdade e por isso não tem condições de conviver dentro do universalismo.