O Livro dos Espíritos – Pergunta 0067
A vitalidade é atributo permanente do agente vital, ou se desenvolve tão só pelo funcionamento dos órgãos? Ela não se desenvolve senão com o corpo. Não dissemos que esse agente sem a matéria não é a vida? A união dos dois é necessária para produzir a vida.
Antes de qualquer coisa, vamos apenas lembrar que movimentação não é apenas a dos membros (braços, pernas) do corpo. O funcionamento dos órgãos internos do corpo físico também pode ser considerado uma movimentação deste.
O princípio vital, a vida, não surge da movimentação dos órgãos do corpo, mas é ele que os faz movimentar. Isto é o que o Espírito da Verdade ensina neste texto e tal ensinamento é muito importante.
Isso porque vocês acham que a movimentação é causada por outros fatores. A movimentação dos membros é atribuída ao cérebro, ao sistema nervoso central; a dos órgãos internos à vontade própria destes. Mas, a matéria que não é inteligente pode agir?
Já vimos que não… Na resposta à pergunta 0022a, fica bem claro que é o espírito que se utiliza a matéria para agir sobre ela mesmo.
“A matéria é o laço que prende o espírito; é o instrumento de que este se serve e sobre o qual, ao mesmo tempo, exerce sua ação”.
Portanto, é preciso haver o princípio vital – matéria universal com determinadas propriedades – para que aja qualquer movimentação no corpo físico. Se ele não existisse, não haveria movimentações e, por conseguinte, o homem não poderia ter órgãos: seria um ser inorgânico como as pedras.
No entanto, não podemos parar apenas na compreensão do que quer dizer o Espírito da Verdade. É preciso aplicar o ensinamento para que ele tenha alguma valia para nós.
A Realidade que surge do ensinamento deste texto nos leva a compreender uma coisa interessante: Deus não precisa matar ninguém. Basta parar de enviar o princípio vital para espírito que os órgãos do corpo, sem a presença deste, parem de funcionar.
Ele não precisa dar um tiro em ninguém: basta parar de mandar o princípio vital, pois sem ele, o espírito não terá como animar o corpo. É isso que precisamos compreender para começar a dar a Deus o valor que Ele tem.
Os seres humanizados ficam preocupados em preservar o corpo, cuidar dele para não pegar uma doença e com isso morrer, mas se esquecem que doença alguma pode parar o funcionamento de um corpo. Enquanto Deus estiver mandando o princípio vital e causando ao espírito fazer os órgãos funcionar, eles funcionarão. Na hora que Deus não quiser mais que isso aconteça, Ele corta, cessa, a emissão do princípio vital para este ser e aí nada vai fazer este corpo se animar.
A prática deste ensinamento é importante porque os seres humanizados ficam preocupados em ir a médicos, tomar remédios ou fazer ginásticas para buscar saúde, mas se esquecem que a saúde não depende disso, mas de Deus. Exatamente por não colocarem em prática este ensinamento – que é o princípio vital que dá a vida e que a recepção deste por parte do espírito depende do “faça-se” de Deus – é que os seres humanizados trocam Deus pelo remédio, pela vitamina…
Mas, nada disso pode lhes garantir uma boa saúde. A única coisa que pode dar a vida – aqui entendida como movimentação dos membros e órgãos do corpo – é Deus. Portanto, se querem estar vivos no sentido espiritual, vocês devem se voltar para Deus e dar as costas para todas estas coisas…