O Livro dos Espíritos – Pergunta 131
Há demônios, no sentido que se dá a esta palavra? Se houvesse demônios, seriam obra de Deus. Mas, porventura Deus seria justo e bom se houvera criado seres destinados eternamente ao mal e a permanecerem eternamente desgraçados? Se há demônios, eles se encontram no mundo inferior em que habitais e em outros semelhantes. São esses homens hipócritas que fazem de um Deus justo um Deus mal e vingativo e que julgam agradá-lo por meio das abominações que praticam em seu nome.
A pergunta de Kardec é se existe o diabo, o demônio, aquele que eternamente vive para o mal. A resposta do Espírito da Verdade para essa questão é uma só: não existem espíritos guerreiros do mal, combatentes do mal, que serão eternamente aqueles que querem levar vantagem em tudo. Digo isso porque mal é individualismo. Já falamos muito disso. Vamos entender isso.
Não existem espíritos desta forma. O que existem são espíritos que estão assim. Estas duas visões são muito diferentes: eles não são assim, apenas estão assim.
Para poder explicar isso, posso comparar esses seres a pessoas que na maior parte de sua vida são serenas, mas que em determinados momentos, sob certas circunstâncias, se perdem. Elas ficam nervosas, gritam e brigam.
Então, o espírito que vocês chamam de demônios é isso: são seres que estão passando em um momento, sob determinadas circunstâncias, onde enveredam pelo caminho do individualismo.
Por que é preciso alcançar esta compreensão? Para ama-los. Saber que não são assim, mas que estão assim e esse estar é uma coisa que pode acontecer a qualquer ser. No momento que você vacila pode dar asas ao ego, aos seus desejos e ser igual a eles.
Por esta consciência deve amar a todos. Com isso pode estar ajudando-os.
Isto responderia a questão, mas há na resposta do Espírito da Verdade uma alfineta em vocês que quero comentar: se há demônios, eles não estão fora da carne. Ele estão na carne.
Demônios são os homens hipócritas que transformam o Deus amoroso num justiceiro. Que transformam a vida humana num bacanal, onde cada um faz o que quer.
São estes homens hipócrita que sabem que Deus é a causa Primária de todas as coisas, que sabem que Deus é justo e amoroso, mas assim mesmo acham que podem fazer o que quiserem para os outros. Esse é o cúmulo da hipocrisia.
Será que Deus cria tudo o que existe e depois se senta num trono de ouro e fica apenas observando você fazer ao próximo o que ele não merece?
Eis aí os demônios. São aqueles que acreditam que conseguem ser independentes de Deus. Que acreditam que podem passar a perna nos outros impunemente. Aqueles que acreditam que podem brigar e gritar com os outros sem gerarem carmas para si mesmos. São os que acham que podem xingar os outros à vontade sem que nada aconteça com eles.
É essa hipocrisia que o Espírito da Verdade está se referindo. Estes são os demônios do Universo e eles estão aqui, neste orbe, e não fora da carne. Não é o espírito fora da carne que lhe leva a agir assim, mas a hipocrisia, que vocês chamam de humanidade, que faz.
A hipocrisia de se achar rei do Universo, que irão descobrir o Universo. Agem como se o Universo estivesse esperando vocês para ser descoberto. Para esses, Deus teria feito tudo o que existe apenas para a diversão deles.
É essa a hipocrisia; é para isso que precisamos acordar. Falo assim porque achamos muito normal – e em alguns casos até santo – quando usamos esta hipocrisia para acusar os outros. Para acusar aqueles que professam religiões diferentes, para acusar aqueles que seguem caminhos distintos dos nossos. Fazemos isso sem a consciência que isso ofende a Deus.
Não que Deus se sinta ofendido com alguma coisa, mas essa forma de viver, o achar que sabe e conhece o certo e que pode agir independente de uma Causa Primária, leva a Deus um individualismo com o qual Ele não convive.
O Pai é tão grande e tão poderoso. Por isso, serve a todos. No entanto, vocês não dão a Ele esta posição. Querem ser os autores de suas próprias histórias, imaginam que não precisam de ninguém que lhes sirva.
Mas, Cristo deixou bem claro: se você quer ser o maior no reino dos céus, precisa ser o menor na Terra. Mas, os seres humanos querem ser individualmente os maiores do Universo, aqueles que sabem tudo e tudo podem. Como podem, então, quererem ser os maiores no reino dos céus? Impossível.
Portanto, vamos parar com a história da existência de demônios. Vamos parar com esta história de obsessores que lhes levam para o mal. Vamos parar com a ideia de espíritos dedicados ao mal. Compreendamos que a maldade está em nós, seres do Universo, quando humanizados que fazemos. A maldade contra Deus e não contra o próximo.