Participante: Não digo que temos que ficar agarrado à matéria; nos libertaremos dela aos poucos. Mas, como Deus não faz nada sem necessidade, a matéria ainda é necessária para o desenvolvimento de faculdades.
A matéria não é necessária para desenvolvimento de faculdades, porque ela não traz faculdade espiritual nenhuma. A existência espiritual traz faculdades espirituais, mas a material não. Isso porque espírito e matéria são coisas independentes, separadas.
Mas, a matéria realmente tem uma importância imensa para a vida… Qual? Como instrumento para colocar em prática os dois ensinamentos que Cristo trouxe. A matéria é importante para você poder provar que é capaz de amar a Deus acima dela e para amar o próximo como a si mesmo.
Quando você quer ficar bonito, quer possuir um bem ou quer ter a razão (elementos materiais) não está amando a Deus acima da matéria nem ao próximo, pois o desejo é a expressão do amor a si à frente dos outros.
Participante: Discordo… Por enquanto ainda precisamos da matéria…
Olha, esta é uma verdade que o seu ego lhe diz para você não se libertar da matéria, porque neste planeta, vivendo o mesmo mundo que você vive, existem muitos espíritos presos à matéria humana que não depende dela para mais nada.
Se aceitarmos o que o ego diz como verdade, viveremos eternamente precisando da matéria, quer seja quando humanos ou libertos dessa densidade material. Aí eu pergunto: e quando a matéria humana acabar, como é que você vai viver? Será que passará por um processo mágico que alterará instantaneamente a sua necessidade? Desculpe: no Universo não existem mágicas…
Além do mais, nós viemos a essa vida não para aprender a viver materialmente, carnalmente, mas como um estágio para provar que se está liberto da influência da materialidade. Então não podemos nos entregar a este raciocínio, mas devemos sim ultrapassar a barreira da necessidade da carne como, aliás, está escrito em O Livro dos Espíritos.