Ocupam os Espíritos uma região determinada e circunscrita no espaço? Estão por toda parte. Povoam infinitamente os espaços infinitos. Tendes muitos deles de contínuo a vosso lado, observando-vos e sobre vós atuando, sem o perceberdes, pois que os Espíritos são uma das potências da Natureza e os instrumentos de que Deus se serve para execução de Seus desígnios providenciais. Nem todos, porém, vão a toda parte, por isso que há regiões interditas aos menos adiantados. (O Livro dos Espíritos – pergunta 87)

Mas, há mais informações nesta resposta. Vamos vê-la: observando-vos e sobre vós atuando, sem o perceberdes, pois que os Espíritos são uma das potências da Natureza e os instrumentos de que Deus se serve para execução de Seus desígnios providenciais.

De acordo com o que está aí escrito, o espírito age sobre você, mas assim o faz como instrumento de Deus. Nenhum espírito pode agir sobre você sem ser instrumento de Deus, ou seja, sem seguir o seu desígnio…

Isso tem que ficar também bem claro, para pararmos de dizer que há um obsessor em cima de nós que nos faz agir de tal forma porque ele quer. Não, isso não acontece…

Se existe um espírito lhe obsedando, seja de que forma for, foi Deus que o colocou junto de você e o fez guiá-lo de tal forma. Mas, por que Ele faria isso? Porque você tem a mesma vibração que o desencarnado.

Deus colocou aqueles dois espíritos (o encarnado e o desencarnado) na relação chamada de obsessiva e os faz relacionar-se daquela forma para que os dois apreendam o amor universal e alterem suas vibrações, mudem seus sentimentos.

Aprendam: nenhum obsessor vai em busca de um espírito encarnado livremente, fazendo o que quer. Se isso fosse possível, o espírito seria uma potência do Universo mais forte que Deus. O espírito é uma potência, mas é uma potência controlada por Deus.

Participante: acho que essa nossa crença se fundamenta nas leituras espíritas, pois elas nos dão a impressão de que o espírito tem capacidade para voltar para se vingar…

Jamais…

Por livre e espontânea vontade, jamais um espírito pode vingar-se de outro. Afirmo isso porque está escrito: o espírito é uma potência, mas é uma potência subordinada a Deus.

Sendo assim, se ele quer voltar para se vingar e consegue, é porque você merecia a vingança e Deus a fez acontecer. É como Cristo ensinou: o escândalo é necessário.

Portanto, se for alvo de uma obsessão, tenha a certeza que o primeiro que tem que se mudar évocê e não o desencarnado. Quando mudar o seu padrão vibratório acaba com qualquer obsessão.

Participante: então o espírito de baixa vibração só se aproxima do encarnado da mesma vibração?

Perfeito. Um espírito de baixa vibração não vai poder se aproximar se você estiver elevado. Até porque, como acabamos de ver, o Universo é formado por afinidades. As coisas e os espíritos se aglomeram por afinidade.

Aliás, como também acontece na Terra. Se gosta de samba, vai se aproximar de sambistas; não vai se aproximar de dançadores de valsa.

É preciso ter bem clara esta consciência: o espírito de baixa vibração não vai chegar perto de um de alta porque esse não tem nada que ele quer. Ficará sondando onde tem alguém de baixa vibração. Quando achar, vai e gruda naquele.

Na verdade o espírito imagina estar fazendo isso por livre vontade, mas está sendo conduzido por Deus para dar a cada um de acordo com suas obras, ou seja, dar a justa reação a uma ação…

Compete ao encarnado se libertar daquela obsessão alterando o seu padrão vibratório. Quando isso acontecer, se o desencarnado ainda merecer viver obsessões, Deus o desligará desse e o levará a outro onde novo processo obsessivo será vivenciado…