Participante: a passagem do evangelho que diz que o escândalo é necessário mais ai daquele que provocar o escândalo seria um complemento dessa passagem que o senhor citou?

Sim, mas para a perfeita compreensão precisamos deixar bem claro o que é escândalo. Isso porque os seres humanos se baseiam nos elementos materiais para afirmar se algo é um escândalo ou não. Vou dar um exemplo para lhe explicar o que estou dizendo.

Desculpa, mas quando dou um exemplo, gosto dos trágicos, para nós compreendermos logo que tudo é tudo, que um ensinamento serve para todos os acontecimentos da vida. Se só ficamos no exemplozinho politicamente correto, banal, não se consegue compreender a realidade…

Vamos lá: matar alguém é um escândalo? Não.

Em O Livro dos Espíritos está escrito assim: ninguém morre antes da hora. Se isso é verdade, não há escândalo em matar. 

Nenhum ato, na verdade, é escandaloso, pois toda ação nada mais é do que uma criação ilusória de uma personalidade temporária à qual o espírito está ligado para que este realize sua provação. Ou seja, é uma representação teatral que cria uma oportunidade de elevação para o espírito.

Mas, se o ato em si não é um escândalo e este existe, já que Cristo afirmou isso, o que é o escândalo? O espírito escandaliza o seu mundo quando vive em uma sintonia diferente de Deus, ou seja, quando não vivencia com amor universal os acontecimentos da vida carnal.

O ser humano ter ganância não é escândalo, mas o espírito vivenciar como real e certo o desejo de ganhar, escandaliza todo o Universo. O mundo espiritual liberto do egoísmo do ego se escandaliza quando um espírito acha certo e justo querer ganhar acima dos outros: “meu Deus, como aquele está apegado às coisas matérias, será que ele não sabe que isso não vai durar”?

Quando o ser humano critica o outro e o espírito aceita esta sensação como real, o mundo espiritual pensa: “meu Deus, será que ele não ouviu o Cristo dizer que devemos amar o próximo com a nós mesmos”. Se você ama o próximo como a si mesmo e se acha o certo, não deveria achá-lo também certo?

Deixar levar pelas sensações que o ego cria: esse é o grande escândalo para o mundo espiritual.

Agora podemos voltar ao ensinamento de Cristo: o escândalo é necessário, mas ai daquele que escandalizar. Ou seja, a sensação de crítica, a ganância e todas as sensações humanas são necessárias, mas ai daquele que a vive como real, ai daquele que se apegue a elas.