Participante: como explicaríamos a mudança de atitude que ocorre quando mudamos a nossa filosofia de vida?
Boa pergunta.
Primeiro: essa mudança de atitude não é padrão para os que mudam a filosofia de vida. Muitos mudam a filosofia, mas não mudam as atitudes.
Então, sim, em alguns casos existe uma mudança de atitude. Perfeito, concordo plenamente. Porque isso acontece? Se é algo que acontece nesse mundo, faz parte do carma, da provação.
Tudo que vem do ego é uma prova, pouco importa se é o que existia ou o que foi obtido durante a encarnação. Vou dar um exemplo: se você é cristão, mas vai ao Budismo, estuda e compreende a doutrina e por isso muda de atitudes, essa mudança é o novo instrumento de prova que você tem. Antes o instrumento eram os estudos cristãos, agora os budicos.
O que isso quer dizer? Que a sua interação com os ensinamentos budistas não pode ser realizado através de paixões, ou seja, achar certa as novas atitudes. Se vive assim, condenou as antigas a serem taxadas de errado. Com isso mostrou que ainda está preso no mérito e no demérito, o que não está contido dentro da doutrina do Iluminado.
Respondendo, então, digo que quando há mudança de atitudes, elas também são provas para ver se ao criar um novo padrão e vai se prender a ele.