Seicho Taniguchi
Dizem comumente que o essencial é termos saúde. Mas será que as pessoas saudáveis estão satisfeitas e gratas com isso? Nem sempre, pois vivem se queixando por outros motivos. Queixam-se da falta de dinheiro, da desarmonia no lar e assim as queixas e insatisfações não têm fim.
Porém todos esses fatores têm entre si alguma relação.
Se uma pessoa vive preocupada com o trabalho, torna-se vulnerável à doença, assim como causa a desarmonia no lar. Nessas horas é necessário, acima de tudo, buscar a “tranqüilidade mental”, que é fundamental na vida. E, através disso, torna-se possível eliminar a raiz de todos os males.
Isso porque a vida se constrói através da mente. Quando a mente está alegre e repleta de esperança, o organismo fica saudável, ocorre êxito profissional e o lar se torna harmonioso. No entanto, muitas pessoas pensam que o “mau humor é conseqüência da doença”, ou “a depressão acontece quando há problemas no trabalho”, tentando dessa maneira encontrar um motivo externo a si que justifique a situação desagradável que enfrenta.
Mentes dessa natureza são problemáticas, pois elas tentam colocar o seu destino num âmbito fora do alcance de seu domínio e, através desse pensamento, criam um mundo impossível de dominar facilmente.
Quando se diz “a mente constrói o mundo”, a palavra mente possui um significado realmente amplo. Não se trata da camada superficial (consciente). A camada que se encontra no fundo da mente (subconsciente) exerce um trabalho extremamente importante.
Por exemplo, suponhamos que uma pessoa tenha nascido numa família infeliz. Ela pensa que essa não foi uma decisão sua, mas sim de seus pais, que a colocaram neste mundo. Ela pode pensar “eu sofro muito por ter nascido numa família tão infeliz como esta”. Desse modo, terá que continuar a sofrer pelo resto de sua vida, prendendo-se a esse destino.
Porém a verdade não é assim. Existem muitas pessoas que nasceram em lares e condições precárias, mas, através da mente alegre, obtiveram alimento espiritual para o seu aprimoramento, conseguiram viver dignamente e tornaram-se pessoas de sucesso. Isso é comparável à flor de lótus, que nasce da lama e, depois, dá belas flores quando atinge o seu estágio de maturidade.
Mesmo que o mundo aparente estar sujo e desagradável, você é o protagonista capaz de retirar dele alimento para uma aprendizagem mais elevada. E, ainda, quando você se conscientizar de que o lar onde você nasceu foi escolhido pelo seu próprio espírito, aprofundará ainda mais a sua consciência de “protagonista”. O homem é vida imortal, por isso, renasce várias vezes nesta terra. E nasce junto a pais considerados os mais adequados. Eu penso que esse pensamento também está incluído na camada mais ampla da mete que é o subconsciente.