Participante: a partir do que foi exposto, como podemos entender as mensagens trazidas por aqueles que são chamados de mestres ascensionados?

O que é mensagem de um mestre chamado de ascensionado? Não saberia lhe dizer, pois essa designação de um espírito é algo essencialmente humano. Fora do mundo carnal não existem seres que sejam chamados de ascensionados.

Apesar disso, posso afirmar que o que devemos entender é que tudo na existência carnal se trata de uma emanação divina. Tudo que existe origina-se em Deus (Causa Primária). Por isso, seja que rótulo dê a quem transmite uma mensagem espiritual, ascensionado ou zombeteiro, é preciso compreender que ali está uma emanação divina. Por isso não podemos ignorar a mensagem nem classifica-la como sem importância.

Apesar de ter que divinizar qualquer mensagem, temos, também, que entender que ela é uma faca de dois gumes, corta dos dois lados. Ao mesmo tempo em que uma mensagem é divina por sua origem, é preciso lembrar que ela cria uma prova.

Toda mensagem ou ensinamento e esse é utilizado para criar um certo e um errado pela razão humana.  O espírito encarnado apegado à razão acreditará no que o ensinamento cria e com isso aceitará o julgamento ao próximo.

Exemplo? Cristo disse que devemos amar ao próximo. Isso é o ensinamento. A partir dele a razão diz que o certo é amar e o não amar é errado. Gerando seus critérios individuais do que é amar e não amar o ser humanizado, então, critica o próximo.

Mas, Cristo não mandou julgar ninguém, nem muito menos disse que o não amar é errado. Isso foi criação da razão humana e por causa dessa fonte vira uma provação para o ser encarnado.

Sendo assim, não importa a que mensagem você tenha tido acesso – seja de um espírito considerado ascensionado ou de outro qualquer que não seja reconhecido como tal – saiba que é uma orientação, uma ajuda para a sua caminhada, mas ao mesmo tempo uma provação.