Participante: por que ele fala Belzebu? Porque é interpretado como desejos humanos?

Não.

Belzebu é uma figura mitológica que está no Velho Testamento. Ele é descrito como forte, brabo e que faz o mal porque nesse livro bíblico não se fala em amar a Deus, mas em temer a Deus.

O temor que se deveria ter naquela época não era de Deus fazer alguma coisa contra, mas de que Ele lhe abandonasse. Se isso acontecesse, o ser humanizado estaria sujeito às garras de um ser que vive para fazer o mal: o Belzebu.

É dessa ideia que surgiu a historia do diabo, de Belzebu. É algo bem contraditório porque na própria Bíblia se fala que o diabo é os anjos caídos.

Participante: então, por isso se explica a preocupação, a ânsia de cumprir os rituais: pelo medo de não ser abandonado por Deus.

A necessidade de queimar incenso a Deus para que Ele não lhe abandone.

Participante: e Jesus veio trazer essa nova visão: você jamais será abandonado, pois Deus ama todos os seus filhos.

Não!

Jesus veio trazer a visão de que Deus não quer que você queime incenso a Ele, mas que seja bondoso de coração. Com isso, transfere a elevação moral daqueles que sabiam cumprir os rituais para aqueles que fossem bondosos de coração.

Uma observação: por acaso o que conversamos primeiro em um dia acaba servindo para ilustrarmos todos os ensinamentos depois.

Participante: não entendi…

A primeira coisa que falamos hoje foi sobre não queimar incenso a Deus. E agora que estamos no terceiro texto de hoje continuamos falando em não queimar incenso a Deus.

Participante: ah tá! Isso faz a divisão da Bíblia, pois ela está dividindo por temas.

Não.

Isso é assim porque certas coisas são básicas e podem ser usadas em todos os momentos.

Participante: só mais uma pergunta. Eles acreditavam que as doenças eram fruto do diabo naquela época?

Podia ser.

Participante: podia ser, mas não necessariamente era?

Sim. Tem uma passagem no próprio Velho Testamento que corrobora o que você fala, mas há outros lugares onde não há essa afirmação.

Na parte que estou falando (o livro de Jó), o diabo vai ao céu conversar com Deus. O Senhor fala de Jó, pergunta ao diabo se ele tinha visto a fidelidade de Jó a Deus. O diabo diz responde: ‘Ah, mas Você protegendo ele, dando tudo a ele, assim é fácil! Quero ver se não tivesse nada’. Como resposta o Senhor afirma: ‘para testá-lo, vá lá e tire a saúde dele’. O diabo vai e faz.

A doença de Jó, portanto, foi uma ação do diabo. Mas, como já disse, outras doenças narradas no Velo e no Novo Testamento não possuem essa mesma origem.