Participante: como podemos sentir corretamente uma vez que temos medo do desconhecido? Podemos sentir medo de optar por um sentimento porque nunca o sentimos antes ou porque realmente é uma energia negativa?


Como pode se sentir algo se não conhecemos o que sentimos e temos medo do desconhecido: para mim esta é a sua pergunta… Por isso, vou basear a minha resposta na questão de ter medo de sentir alguma coisa sem ter a confiança de aquele sentimento lhe trará determinada coisa. Ou seja, vou lhe responder como, por exemplo, amar a deus acima de todas as coisas se você não sabe no que resultará esta ação.
Esta questão do medo do desconhecido é algo muito interessante. Vocês acreditam que devem tomar algumas posturas sentimentais ou algumas precauções humanas porque a sua ação poderá gerar determinados efeitos. Será que já não estão cansados de ver que o que vocês preveem como resultado às vezes não acontecem?
Por exemplo: vocês se preocupam em trancar a porta de suas casas. Fazem isso para que o ladrão não entre. No entanto, quantas vezes o ladrão já não entrou numa casa mesmo com as portas trancadas? Será que realmente dá para sentir-se totalmente seguro apenas por trancar a porta da casa?
Você só perderá o medo do desconhecido quando deixar de se achar capaz de ter certeza que a ação de agora gerará um determinado futuro. Só perderá o medo do futuro quando deixar de sentir-se capaz de prever o que resultará do momento de agora.
Na verdade, por maior que seja a sua imaginação sobre o resultado da sua ação de agora, o futuro é sempre desconhecido. Por mais que você se imagine capaz de prever o que acontecerá, o resultado de sua ação de agora poderá ser diferente do que você imagina. Tudo pode ser, pode não ser; tudo pode acontecer de um jeito ou pode não acontecer.
Este é o único caminho que você tem para se entregar ao desconhecido: é saber que tudo é sempre desconhecido. Mesmo o que é previsto, se vai acontecer ou não, é desconhecido. Tendo certeza disso, você pode entregar-se ao desconhecido assim como se entrega ao momento onde imagina que conhece o resultado.
Então, volto a repetir, foi assim que entendi sua pergunta. Entendi no sentido de como se entregar ao desconhecido, como fazer alguma coisa sem saber o resultado que aquilo pode lhe trazer. A resposta para esta compreensão é: não confiando na sua previsão de futuro que irá acontecer a partir do que fizer neste momento.