Participante: como eu faço para reconhecer a pessoa que é feliz apenas sofrendo?
Muito simples. É aquela pessoa que está sempre com problemas. Quem sempre está vivendo um problema é aquele que gosta de sofrer, que é feliz representando o papel do pobre coitado.
Além deste, também é feliz por sofrer aquele que rebate prontamente qualquer orientação sua, mesmo que ela tenha sido pedida. A pessoa que age desta forma não está buscando ajuda, pois se estivesse lhe ouviria e meditaria sobre o que ouviu antes de rechaçar o conselho que recebeu.
A pessoa que é feliz por sofrer é aquela que qualquer motivo lhe leva a sofrer. Mesmo que para você e muitos seres humanos aquilo não seja um problema, esta pessoa faz com que pareça um bicho de sete cabeças para justificar o seu sofrimento e com isso conseguir a atenção dos outros. Este ser humano jamais vai aceitar sua orientação para sair daquela situação, pois se fizesse isso, acabariam seus motivos para ser infeliz e com isso ela deixaria de ser feliz.
Diante de tudo o que disse, eu lhe pergunto: qual a grande ajuda você pode dar a esta pessoa? Como você ou uma comunidade espiritualista pode ser uma fonte de felicidade para um ser humano deste tipo?
Participante: deixá-la sofrer?
Deixá-la desabafar, deixá-la contar todos os seus problemas…
O máximo que você e uma comunidade espiritualista pode fazer por uma pessoa que gosta de sofrer é deixá-la desfiar o seu rosário de lamentações. Isso porque enquanto ela está desfiando-o está tendo a atenção que a faz feliz. Agora, se você cortá-la e começar a propor soluções, isso não a fará feliz.
Eis aí, portanto, mais uma orientação para ajudar quem lhe pede um conselho: não se arvore em dar rapidamente uma solução para a questão levantada. Ouça calmamente e atentamente tudo o que o outro tem a dizer antes de dar qualquer conselho. Pode ser que ele seja uma pessoa que precise demonstrar o seu sofrer para sentir-se feliz e se você quiser resolver rapidamente o seu problema não estará sendo uma fonte de felicidade para ele.