Pedir ou agradecer não é certo ou errado. Agora, para quem se diz buscador de Deus, o que adianta ficar pedindo ajuda ao Pai e sentir-se ajudado algumas vezes por dia?

É assim que vocês vivem. A cada momento que surge uma vicissitude negativa pedem ajuda a Deus. Se conseguem sair dela, sentem-se ajudado, mas logo depois se esquecem da presença Dele. Quando surge uma nova vicissitude buscam-No para pedir ajuda novamente.

Guardar consigo a presença de Deus ao seu lado permanentemente; mantê-Lo sempre perto de você: esse é o grande desafio.

Se você não precisa pedir ajuda a Deus, mas mesmo assim acha necessário para a sua vida fazer isso, peça, mas quando sentir a presença de Deus ao seu lado auxiliando-o, mantenha acessa esta chama mais algum tempo: este é o grande desafio da reforma íntima…

Por causa desta busca de Deus, mesmo ainda fundamentado na realização humana, é que digo que o pedido de ajuda que o ego cria é um instrumento para a elevação espiritual. Ele lhe proporciona a oportunidade de sentir-se ligado a Deus e, com isso, lhe dá a chance de lutar para manter esta ligação em seu coração.

Por isso não disse que é certo e nem errado. O que disse é que é desnecessário para aqueles que compreendem a verdadeira ação de Deus ajudando o espírito a cada segundo.

Aquele que imagina necessário pedir ajuda de Deus vive o mesmo processo de alguém que é introspectivo e que quando bebe fica expansivo. Como esse credita à bebida o seu novo estado de ser, quer sempre estar sintonizado com ela. O buscador de Deus é a mesma coisa. Quando ele descobre como é gratificante viver em comunhão com Deus, busca sempre sentir-se ligado ao Pai.

Quando este ser, que sabe da glória que é viver unido ao Pai, não mantém a ligação depois que aparenta estar resolvida a vicissitude negativa, o ego cria, então, a ideia de um novo pedido para que o ser busque ligar-se ao Senhor. Por isso disse que não é certo nem errado, mas apenas um instrumento da elevação do ser.

Agora, não é a realização da reforma. Tão logo o ser consiga compreender perfeitamente o que é estar sintonizado com Deus ele deve largar o pedido ou o agradecimento.

Participante: é como uma criança que sabe que o pai está o tempo todo ao seu lado, mas quando está com problemas vai pedir ajuda, mesmo sabendo que o pai iria ajudar do mesmo jeito. Acho que é uma carga de sentimento de criança.

Sim, é um ato infantil.

Eu acho que já está na hora de amadurecermos. Já não somos mais crianças, espiritualmente falando. Estamos em um processo de mudança de padrão de encarnação, ou seja, passando da infância para a juventude. Na juventude temos que amadurecer.

Por isso não adianta ficarmos nos justificando que agradecer e/ou pedir é bom. Lembrem-se: a criança que acha que é bom ser criança jamais amadurece.

Então, é preciso ter a consciência de que isso é um processo infantil e desejar amadurecer-se. Se não fizermos isso, vamos ficar adulto criança.