Participante: onde trabalho muitas vezes engano as pessoas para poder ganhar meu dinheiro, mas não me incomodo de ser assim. Se é Deus que realiza essa ação em mim devo me preocupar por ser assim? Poderia mudar?


Não deve se preocupar com o que faz, pois isso só acontece dentro de si mesmo e não externamente. O que deve se preocupar é com o seu relacionamento com o que faz. Enganando os outros e tendo prazer em fazer isso, essa emoção é problemática para quem quer buscar a elevação espiritual. Enganando os outros e sofrendo por causa disso, esse sofrimento também será problemático.
Para que a sua evolução não seja comprometida, o que precisa é estar em paz consigo mesmo: ‘no meu trabalho acabo enganando os outros. Faço isso, e daí? Por mais que me policie para não fazer, quando vejo já estou agindo dessa maneira. Por isso, não devo me exaltar nem sofrer com o que faço’.
Essa é a postura interna daquele que pratica qualquer tipo de ação. Agora, se amanhã parar de agir dessa maneira, também não busque saber o porquê ou o como isso aconteceu, nem pense que melhorou, se reformou. Apenas constate, ou seja, diga para si mesmo: ‘eu era e deixei de ser’.
Acontecendo a mudança não creia que venceu nada, pois isso não é real. Você apenas deixou de ser de um jeito e passou a ser de outro, mas ainda continua apegado a ser o que é e orgulhoso de ter conseguido alguma vitória.