Participante: consigo entender bem as suas palavras, mas tenho a percepção que o número de pessoas alheias à espiritualidade ou a universalidade é gigantesca. Devemos tentar despertar as pessoas para a transição planetária?

Não vou me desfazer de você. Acho que deve ajudar os outros a despertarem. Só que lhe pergunto: como você pode fazer isso? Despertando você. Essa é a grande diferença entre ajudar o próximo e se servir do próximo para se ajudar.

Tem muita gente que decora ensinamentos e assume a postura de mestre e a partir de qualquer coisa que o outro faça ou fala ele diz: ‘você está errado, eu sei a verdade’. Só que não se ajuda ninguém ensinando alguma coisa. Isso porque como já disse hoje, ninguém tem resposta para dar os outros. Mesmo que tivesse, isso não garantiria que o outro acreditasse.

Por isso, é preciso deixar que os outros cheguem às suas própria respostas. Para isso é preciso que não haja um mestre. As respostas que cada um chega são obtidas através da observação dos outros. Portanto, se quer ajudar alguém, faça você por você.

Aliás, elevação espiritual em termos humanos é uma atitude individualista. Só quando você estiver buscando para si poderá ajudar alguém, pois assim estará exemplificando ao invés de ensinando.

Essa é a grande diferença. Você quer ajudar alguém? Exemplifique o ensinamento que quer passar para aquela pessoa e a deixe captar o ensinamento.