Participante: a prece de São Francisco de Assis fala: é dando que se recebe. Podemos dizer que o amor é manter troca com os diversos sistemas de forma a se doar?
Não é troca, é dar. É si doar, não é trocar. Na trocar você está recebendo alguma coisa e São Francisco não fala disso. Ele diz que é dando.
Então você tem que dar sem esperar nada de volta. Na hora que esperar, ‘eu dei um bom dia o outro tem que me dar um bom dia de volta’, não deu nada: cobrou pelo que fez.
Participante: sobre o assunto o que está na prece de S. Francisco de Assis, é dando que se recebe, isso quer dizer que se dou, por forças das coisas, recebo. Certo?
Por forças das coisas? Não compreendi.
Se der esperando receber alguma coisa, não receberá nada.
Participante: independente em desejar receber.
Se desejar receber, não recebe nada.
Jesus Cristo diz assim: ‘não façam como os professores da lei, os hipócritas, que rezam dentro das casas de oração em voz bem alta para todo mundo ver que estão rezando. Não façam como eles, porque eles já receberam o que tinham para receber’. Ou seja, se der um bom dia e esperar o retorno dele e recebe-lo, não receberá mais nada por sua gentileza, pois já recebeu o que tinha para receber: o bom dia.
De Deus não receberá mais nada.
Participante: o que diria da citação dos espíritos da codificação: do átomo primitivo ao arcanjo tudo se encadeia na natureza e é dando que se recebe. Não é da lei que é dando que se recebe?
Quem der pode até receber, mas para isso é preciso dar sem esperar receber. Dar por dar; não deixar a mão direita ver o que a esquerda está fazendo. Quando fizer a caridade de forma que nem o seu amigo mais intimo saiba que você esta fazendo, poderá receber.
Então, é dando sim, mas desde que não se espere nada em troca. Esperando é como se não tivesse dado nada: o que fez foi se utilizar dos outros para receber alguma coisa. O lucro, segundo Cristo, é imoral.
Participante: sobre a questão do átomo primitivo ao arcanjo tudo se encadeia na natureza?
É o mesmo ensinamento de Buda: interdependência das coisas. Todas as coisas no universo estão interligadas entre si, sim.