Participante: que é Deus?


Boa pergunta.
Que é Deus? Resposta na questão hum de O Livro dos Espíritos: Inteligência Suprema, Causa Primária de Todas as Coisas. A minha resposta à sua questão é a mesma, pois a pergunta do livro é exatamente essa, o que é Deus, e não quem é Deus?
Deus é a Causa Primaria de todas as coisas. Por quê? Porque tem a Inteligência Suprema do universo.
O que é Deus? É essa palavra que você está ouvindo, porque é a Causa Primaria dessa palavra. Deus é a letra que você está vendo, porque é a causa primaria da letra. Deus é o ar que você respira, porque é a causa primaria do ar. Deus é o seu câncer, a sua gripe ou o seu bem estar, porque é a causa primaria da sua saúde.
Resumindo: Deus é TUDO e TUDO é Deus.
Agora, se ao invés de questionar como fez e me perguntar quem é Deus, só tenho uma resposta: não sei. Ninguém, dentro do nosso nível de desenvolvimento, sabe quem é Deus. Sabemos o que Ele é, o que O representa.
Deu pra compreender uma coisa que fiz agora? Acho que não captaram e quero aproveitar a questão e transmitir a vocês. Vou falar o que fiz como uma ajuda futura a todos, apesar de não estar dentro do tema dessa questão.
Me perguntam nesse estudo a respeito de acontecimentos da vida humana. Sempre respondo que ela será como Deus o desenhar e que por isso não há certo ou errado, bonito ou feio. Quando faço isso sigo o valor que estabelecemos quando do estudo da primeira pergunta desse livro. Em nenhum momento fugi dele. É disso que estou falando.
Não adiantar ler O Livro dos Espíritos e na primeira pergunta descobrir que Deus é a Causa Primária de todas as coisas e depois, ao longo da leitura, afirmar que um bandido realiza um assalto, que alguém está errado no que faz ou pensa, que foi demitido porque o chefe não vai com a sua cara ou que um obsessor escolheu você ao acaso e vai obsedá-lo. É preciso que qualquer livro tenha uma lógica. Essa começa na primeira página e nada que venha depois pode quebrar o que foi descrito lá.
É isso que quero mostrar a vocês. Na hora que quiserem uma resposta a respeito de qualquer questão posterior, basta seguir a lógica da primeira pergunta. Nesse livro, ela é: Deus é a causa primaria de todas as coisas.


Participante: Deus interfere em Sua obra?


Se é a Causa primaria da obra, não interfere: faz a obra.
É por isso que Krishna diz que tudo que existe é emanação de Deus. Em O Livro dos Espíritos também está escrito: Deus jamais para de obrar. Portanto, Ele é a obra.
Me responda: aqui tem ar para você respirar?
Participante: tem.
Deus obrou.
Tem luz para enxergar?
Participante: tem.
Deus obrou.
Tem a palavra? Deus obrou, senão não tinha nada disso.


Participante: se Deus é a obra, então a matéria também é Deus?


Que matéria? A coisa material que você conhece? Não. A coisa material que você conhece é fluido cósmico universal ou energia, não importa o nome que dê.
A energia ou fluido cósmico universal é Deus. A matéria é uma ilusão. É uma percepção, é a sua forma de vir a energia. O olho do ser humanizado está programado para ver cadeira onde tem há energia, parede, etc. Mas, esses objetos, não existem: são energias, fluídos cósmicos. Assumem essas formas por causa da disposição dos órgãos humanos.


Participante: podemos dizer que essa ilusão de matéria é Deus, e que, portanto, a matéria é Deus ou não?


Pela lógica humana, sim.
O problema é que se matéria terrestre, por causa das leis atribuídas a elas pela ciência, crerá que seja independente de Deus. Aí está o problema.
Se acredita na existência da água, crerá que ela é um elemento refrigerante, que vaporiza sempre que chegar a determinada temperatura. Ora, mas como ela pode ser refrigerante ou vaporizar automaticamente em uma determinada temperatura se nem existe?
A refrigeração que causa e o momento e o processo de vaporização não são da água, mas Deus. É isso que deixa de ver quando atribui a causa primária das propriedades das coisas à própria matéria (pergunta 007).