O Livro dos Espíritos – Pergunta 4, 5 e 6
004. Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus? Num axioma que aplicais às vossas ciências. Não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa razão responderá.
Onde se pode saber que um Deus está presente? Como se pode saber que existe a presença de Deus em algum lugar? Como vimos na pergunta 001, Deus só pode ser conhecido e sua presença reconhecida pelo ser humanizado através da existência de uma Causa Primária. Portanto, a existência de Deus se comprova quando se descobre que existe uma Causa Primária, uma Causa que causa todas as coisas.
Essa é a prova maior da existência de Deus: não existe efeito sem causa. Tudo que acontece é reação a alguma ação, a uma ação primária. Essa ação primeira é o Deus.
Dessa forma, como se pode saber que existe um Deus? Sabendo que atrás daquilo que está acontecendo existe algo mais que não é perceptível, mas que está causando primariamente tudo.
Eu sempre digo para as pessoas: é preciso meditar. Meditar é você analisar o seu próprio pensamento, ou seja, descobrir o que origina o seu próprio pensamento. Esse é o caminho para chegar a Deus, pois cada vez que o ser humanizado analisar o que está sendo formado em sua mente verá que aquilo que acha que é causa primária, na verdade é o efeito causado por alguma coisa.
É isso que os seres humanizados precisam se perguntar: o que é a causa, o que causou a formação daquele pensamento? Sem essa pergunta constante não se chega a Deus.
005. Que dedução se pode tirar do sentimento instintivo, que todos os homens trazem em si, da existência de Deus? A de que Deus existe; pois, donde lhes viria esse sentimento, se não tivesse uma base? É ainda uma conseqüência do princípio – não há efeito sem causa.
Desde que o mundo é mundo, ou melhor, desde que começaram as encarnações neste planeta, todas as civilizações foram marcadas pela existência de um ser superior desconhecido do homem. Repare que são civilizações distantes uma da outra. Quem será, então, que causou a idéia da existência de um ser superior?
Para compreender precisamos voltar ao conhecimento obtido com a resposta à pergunta 001: procure sempre a causa. Quem causou aos gregos, troianos, africanos e japoneses que se encontravam distantes uns dos outros? Aos índios aqui nessa terra… Quem causou neles a idéia de buscar esse ser superior se eles não se comunicavam entre si? O próprio Deus.
Essa consciência coletiva de que existe um próprio Deus é a prova maior que existe uma causa primária para todos, não importando localização geográfica, cultura, nem tradições.
Deus é um só e único para todos, independente da forma como o ser humanizado convive com a intuição dada pelo próprio Pai da Sua existência. O que muda a concepção sobre o Ser Supremo não é Ele mesmo, mas sim a própria humanidade que quer dizer que o seu deus é verdadeiro e o dos outros.
Existe um único Deus que causa em todas as raças do planeta as idéias e esse Deus é Único, é um só. Mais do que se apropriar do Deus, precisamos começar a compreender isso para servi-Lo. Com isso poderemos respeitar a crença de cada um.
Quem entende e pratica a universalização vive com Deus e não com o seu deus, o que é muito diferente.
006. O sentimento íntimo que temos da existência de Deus não poderia ser fruto da educação, resultado de idéias adquiridas? Se assim fosse, por que existiria nos vossos selvagens este sentimento?
Se assim fosse, quem pela primeira vez lançou a idéia de haver um ser superior? Voltamos ainda a questão inicial: para compreender alguma coisa é sempre preciso buscar a causa primária, que está escondida atrás dos objetos, pessoas ou acontecimentos.
Você não pode consagrar a origem de qualquer coisa em uma fonte sua conhecida, porque, por trás dela, existe uma causa primária, que não é perceptível ao ser humanizado. Esta causa foi o que causou originariamente o que a fonte conhecida por você fez.
Então, não importa o que você quer saber: é preciso compreender que sempre haverá escondida uma causa primária, que causará originalmente aquilo que você vê acontecer através de instrumentos da ação. Respondendo, então, a esta pergunta específica, podemos dizer que Deus existe não porque alguém O criou, mas sim porque Ele deu aos seres humanizados a ideia de sua existência.