Participante: Isso que o senhor está falando não quebra a lei física?

Não. O que vocês chamam de lei física é apenas uma parte da lei universal. Vou lhe dar um exemplo.

No seu planeta existe uma lei que afirma que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço. No entanto eu afirmo que junto com toda matéria que vocês estão percebendo existem outros corpos presentes. Quando falo junto não estou afirmando ao lado, perto, mas no mesmo “lugar”, no mesmo espaço físico.

Junto a esta parede, por exemplo, existem espíritos que estão munidos de perispíritos, ou seja, matéria. A matéria perispírito está no mesmo “lugar” onde se encontra o tijolo, a areia, o cimento, etc. Será que por causa disso a sua lei foi quebrada?

Não, porque você não pode colocar no mesmo lugar duas matérias do seu mundo. O que estou dizendo é que existem juntas matérias de mundos diferentes, ou seja, em densidades diferentes.

Portanto, apesar da sua lei física dizer que isso é impossível, a ciência espiritual lhe afirma que não. Por quê? Porque a ciência espiritual diz que dois corpos de mesma densidade não podem ocupar o mesmo lugar no espaço, mas que se estes estiverem em densidades diferentes podem.

Esta expressão “de mesma densidade” não está presente na lei material, mas existe na lei universal. Não estou, portanto, quebrando a lei de vocês, mas sim a completando.

Agora, dizer que a lei física rege o universal é dizer que o Real é a matéria e que o Universal deve subordinar-se a ela, isso só acontece aos humanos que se imaginam o “centro” do Universo…

Veja bem… Deus não pode contrariar a lei física que você conhece, mas esta é apenas uma parte da lei Universal, que, na verdade, é à qual Ele se submete. Não é Deus quem tem que mudar-se, mas vocês é que precisam compreender que nada sabem sobre o Universo, ou melhor, que conhecem dele apenas um micro fragmento.

Mas, já que estamos falando de lei Universal, sabe qual é a primeira destas leis? O “faça-se” de Deus. O atributo divino de ser a Causa Primária de todas as coisas é a lei fundamental do Universo.

Portanto, a lei física que cria a propriedade da parafina que compõem a vela (criar calor e derreter-se) não pode ferir a lei maior. A partir disso posso dizer, então, que a lei física está “certa”, mas que ela falha ao afirmar que isso é Realidade, é Verdade Absoluta. Isso porque esta lei não levou em consideração a lei Suprema do “faça-se” à qual tudo se submete.

Por que a lei física não pode ser Verdade, Realidade, completa? Porque ela vem se alterando ao longo do tempo. Com isso cria-se a mutabilidade que acaba com a característica eterna da Verdade Absoluta. Apenas o que é eterno e universal é Real, é Absoluto.

Na verdade, ao se alterar, a lei física vai se aproximando da lei da Universal, mas jamais conseguirá atingi-la por completo, pois como vimos, o ser enquanto humanizado não pode conhecer Deus ou Sua ação, pois lhe faltam elementos para tanto. Trata-se, portanto, de uma incapacidade para tanto. 

Aliás, neste aspecto está um dos grandes entraves para aqueles que buscam a elevação espiritual. Todos que colocam este objetivo para suas existências carnais dizem que querem alcançá-lo, mas não conseguem justamente porque submetem os conhecimentos necessários para tanto às verdades e realidades do planeta, como se eles fossem Reais.

O trabalho de elevação espiritual é justamente ao contrário: deve-se atingir o Todo, o Universal. Para isso é preciso, antes de qualquer coisa, compreender que ele é diferente daquilo que se vive hoje.

Resumindo o estudo desta pergunta, o que devemos saber é que as coisas não possuem propriedades específicas por causa de suas características individuais, mas que estas pertencem ao elemento que as forma primariamente (fluído cósmico universal). Mesmo assim, estas propriedades não são constantes porque elas só existem em determinadas circunstâncias, ou seja, quando existe o “faça-se” de Deus para que ela ocorra.

Preste bem atenção… Mesmo que o ser humanizado pudesse perceber o fluído cósmico universal e conhecer as uniões necessárias entre eles para formar determinado elemento material, ainda não estaria garantido sempre o acontecimento da ação de suas propriedades em um mesmo sentido. Isso porque, para que uma determinada ação seja gerada, é preciso que ajam determinadas circunstâncias, ou seja, que Deus a comande como Causa Primária que é, através do “faça-se”. Se o Senhor não comandar, nada acontece, mesmo que haja o mais profundo conhecimento científico espiritual sobre a matéria universal.

É isso que o Espírito da Verdade está falando: é preciso que Deus crie para que alguma coisa aconteça. Nada ocorre no Universo se não for originado de Deus. Aliás, ele está dizendo isso desde a primeira resposta deste livro, não é mesmo?