Participante: queria viver como se o outro não existisse para me ajudar na minha necessidade. Ser apegado emocionalmente é ser materialista …
Não se trata de viver como se o outro não existisse, mas sim de viver sem depender do outro para existir.
Quem é apegado a uma pessoa ou alguma coisa precisa que o outro exista para que ele também exista. Precisa do outro ao seu lado para sentir-se vivo. Veja só que coisa interessante. Você recebe de Deus o dom da vida, da felicidade, e entrega este bem precioso na mão de qualquer um.
Portanto não se trata de viver como se o outro não existisse. Ele existe e está ao seu lado. Mesmo assim, você escolherá a roupa para vestir de acordo apenas com a sua vontade e bem estar. Só não terá a necessidade da aprovação dele para saber que está bem vestida.
Você pode conviver com muitos, mas não precisa que ninguém aprove o que vestiu para que se sinta bem. Vista-se para si mesmo. Não faça isso para afrontar os outros, mas porque sabe que depender de alguém não terá vida, felicidade.
Quanto à questão que levanta – se estiver apegada serei mais materialista – eu diria que sim, pois todo apego que vive só existe com relação as coisas materiais: pessoas, objetos e acontecimentos. Não importa qual seja o seu apego, ele existe só por coisas materiais. Por isso podemos dizer que o apegado é materialista.