Participante: O espírito vai atingir uma etapa onde isso (a influência da espiritualidade no mundo material) será consciente?

Sim. Quando liberto da materialidade o espírito terá plena consciência da Realidade universal. Mas mesmo os encarnados terão, no futuro, consciência dessa ação.

Isso porque, como já estudamos, Deus pode revelar ao homem o que a ciência não o faz. Mas, para isso, como também foi visto no início do capítulo II – sub capítulo “Conhecimento do princípio das coisas” – é preciso que o ser humanizado se depure.

Ou seja, quanto mais você se voltar para Deus, viver com Ele, mais entrará no que você chama de inconsciente e conhecerá, então, o que lhe cerca e que hoje não pode ser percebido. Liberto da materialidade – do ser, estar e ter que contaminam a consciência – você, o espírito, poderá perceber coisas que hoje não percebe e, por isso, não sabe que existe.

Aliás, neste mesmo trecho que citei, também está dito que este novo conhecimento será revelado através das comunicações dos espíritos. O que estamos fazendo aqui do que senão lançando a semente inicial deste conhecimento, revelando o que acontece no seu subconsciente?

Este estudo, portanto, é a comprovação de que os ensinamentos do Espírito da Verdade são perfeitos, pois estamos revelando conhecimentos que a “Revelação” codificada por Alan Kardec já havia trazido, mas que não pode ser compreendida porque ainda não havia a depuração necessária dos espíritos humanizados.