Participante: e se a minha felicidade for compreender o que é ser o Espírito, já que o humano que sou, pelo que o senhor ensinou, nem sequer existe? Como ser feliz em um sonho, se o sonho não se desfaz?

Se a sua felicidade depender de conhecer o Espírito para ser feliz, meus pêsames… Você vai morrer infeliz. O Livro dos Espíritos é claro com relação a isso: não se entende o Espírito.

Eu sempre disse: você não é nada para o Espírito. Mas para você, você é alguma coisa. O Espírito é que não é nada para você.

Vocês acham que podem entender o Espírito, mas nunca conseguiram acertar as minhas perguntas, como dizem. Por que isso? Porque nunca entenderam o que eu disse. O máximo que fizeram foi ter uma ideia humana do que é um Espírito, mas a ideia humana do Espírito não é o Espírito, e sim o mundo dos devas – são os seres humanos sem carne.

Participante: isso significa ouvir a voz do coração e seguir sem medo, com confiança, mesmo que isso represente se soltar e se entregar totalmente a vida?

Não. Para com esta história de coração. Para vocês humanos, coração é apenas um músculo que bombeia o sangue. Estou falando de razão, em trabalhar pensamento para ser feliz, em viver de uma forma diferente da que vocês vivem hoje.

Lembre-se que viver não é uma atividade física, mas mental. Você pode ter uma vida extremamente bagunçada, mas se vivê-la de uma forma não bagunçada, não terá bagunça nela.