Participante: como é amar a Deus? Pergunto isso porque não se sabe como é Deus. Como amá-lo então? Deus seria a vida? Se puder fale um pouco de Deus: sua forma de agir e como Ele nos ama…
Vou começar a lhe responder pela última pergunta (fale um pouco de Deus): impossível. O ego humanizado não tem condições de conhecer a Deus. Falta um sentido para isso.
NOTA: “Pergunta 0010: Pode o homem compreender a natureza íntima de Deus? Não, falta-lhe para isso o sentido”.
Para o segundo questionamento seu (como é amar a Deus) a resposta é simples: seguir os ensinamentos do Novo Testamento. Se a essência da missão desse espírito ligado à sua consciência espiritual foi ensinar a amar a Deus acima de todas as coisas, fazer isso é seguir aquilo que ele ensinou.
Cristo ensina: por que se preocupam com o que vão vestir ou comer amanhã? A partir daí pergunto: o que é amar a Deus? É não se preocupar com o que vai comer e vestir amanhã.
O mestre deixou um ensinamento que lhe orienta para que quando alguém peça a túnica você dê o manto também. A partir daí, o que é amar a Deus? É dar além do que é pedido.
Ele diz: se um soldado estrangeiro (seu inimigo) mandar carregar um peso por um quilômetro, carregue por dois. Lendo isso podemos compreender que amar a Deus é fazer pelos nossos inimigos além do que esperam.
Compreendeu? Para saber o que é amar a Deus é só pegar o ensinamento e entendê-lo. Por isso afirmei que estou passando a vocês uma pedra de roseta, um código para compreender o que é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, o que, em essência, é o que está por trás de todos os ensinamentos do Novo Testamento.
Como ensinou o Espírito da Verdade (pergunta 14 de O Livro dos Espíritos), não perca tempo criando sistemas que se transformarão em labirintos dos quais não conseguirá sair. Não importa que assunto esteja sendo abordado em qualquer ensinamento da Bíblia, o que sempre será mostrado é apenas um caminho que reflita o amor a Deus sobre todas as coisas ao próximo como a si mesmo.
Participante: será se entregar à vida?
É mais do que isso.
À vida não pode deixar de se entregar, porque na verdade está totalmente entregue a ela. Você acha que a domina, mas na verdade ela lhe leva, ou seja, acontece o que ela quer e não o que você deseja. Portanto, você não tem consciência disso, mas já está totalmente entregue a ela.
A partir dessa simples constatação, diria que amar a Deus não é entregar-se à vida, mas ter consciência de que você é um barquinho sem leme e vela que o mar leva para onde quer. Essa é a primeira posição daquele que ama a Deus sobre todas as coisas, mas existe outra: é preciso não sofrer por causa desse não comando da existência.
Muitos até alcançam a ideia de que a vida é uma emanação divina, mas sofrem com a consciência da perda do controle. Como podem, então, dizer que amam a Deus, já que o amor para existir necessita da felicidade?