Participante: como conciliar a vida em Deus e a sobrevivência humana, o cotidiano, o dia a dia, comer, trabalhar.


Responda: para que um ser humano trabalha? Para que come, namora, etc.? Ou seja, qual o objetivo final de todos os atos da vida humana? Responda isso, por favor.


Participante: come para nutrir o corpo.


Para que quer nutrir o corpo?
O que estou perguntando é a finalidade mais final de qualquer existência. Qual é o objetivo básico da vida do ser humano?


Participante: trabalha para ter sustento, para se nutrir. A pergunta inicial, como conciliar a vida em Deus e a sobrevivência humana, com o cotidiano do dia a dia, continuar vivo na matéria quando se está nela.


Todos os atos humanos possuem uma única finalidade, um único objetivo, que, aliás, quase nunca é alcançado: ser feliz.
O ser humano come para ter a fome aplacada e com isso estar feliz e em paz. Trabalha para ganhar dinheiro e poder comprar as coisas, para estar feliz. Namora e casa, buscando ser feliz. Ser feliz: esse é o objetivo intrínseco em todas as atitudes humanas.
Pois bem, a auto realização em Deus existe quando você é feliz. Aproximar-se de Deus, elevar-se espiritualmente, é sinônimo de viver a felicidade que Deus tem prometido aos seus filhos. Pelo menos é isso que o Espírito da Verdade ensina. Portanto, o resultado final do trabalho de controle da mente é alcançar a felicidade.
Por causa disso todos deveriam querer fazer, mas isso não é real. Por quê? Porque os seres humanos confundem a felicidade. Acham que ela é uma emoção que surge por ter suas posses, paixões e desejos atendidos. Isso não é felicidade, é prazer; não é algo espiritual, mas criação da mente.
A partir desse consciência, posso dizer que um dos nossos trabalhos é mostrar aos seres humanos que quando imaginam estar feliz, estão apenas tendo um prazer, uma felicidade fugaz, Só quando aprender a arte de viver, que é o controle das suas emoções e dos seus pensamentos, e não viver a infelicidade gerada pela mente, ele alcança a felicidade incondicional, aquela que independente do que está acontecendo.