O Livro dos Espíritos – Pergunta 0019

Não pode o homem, pelas investigações cientificas, penetrar alguns dos segredos da natureza? A ciência lhe foi dada para seu adiantamento em todas as coisas; ele porém não pode ultrapassar os limites que Deus estabeleceu.

A partir do que nos ensina o Espírito da Verdade, pergunto: o homem pode conhecer o que quiser pela experimentação científica? Não…

O homem só conhecerá, quer seja pela experimentação científica ou qualquer outro meio, o que Deus lhe deixar conhecer. Isso é fundamental para se viver essa vida, para destronar o deus ciência que foi criado pela humanidade.

Hoje a admiração do ser humanizado pela ciência é tão grande que até para a própria vida espiritual se criou ciência. Pobre espírito que ainda se acredita capaz de conhecer o que quiser…

A resposta do Espírito da Verdade – aliás, em que se baseiam aqueles que fazem a experimentação científica espiritual – é bem clara: o ser humano só conhecerá o que Deus deixá-lo conhecer. Se Ele não deixar, jamais a humanidade aprenderá nada. Este é o primeiro detalhe.

Vamos ao exemplo: clonagem. O homem acredita ter aprendido a clonar corpos. Já criou corpos de bichos e até humanos – existem doze destes corpos escondidos em laboratórios no planeta.

Acontece que o homem não aprendeu nada realmente, mas apenas a Causa Primária agiu. Digo isso porque os bichos viveram, mas os corpos humanos não – não falo em não viver como não existir, pois estes corpos funcionam; falo em atividade intelectualizada, o que estes corpos não possuem. 

Por que isso se a técnica para clonar um ou outro tipo de corpo é a mesma? Por que os corpos animais clonados possuem atividade e os humanos não?

Na verdade, nestes corpos feitos por clonagem não há atividade mental, intelectualização, porque o homem não é capaz de juntar espíritos a corpos e é este elemento quem dá a intelectualização ao corpo. Só Deus pode realizar esta junção.

Então, o homem acha que descobriu uma técnica e acha que pode realizar o que quiser aplicando-a, mas na verdade, todo o seu conhecimento é bloqueado pela ação da Causa Primária. Se ela não agir, o homem nada pode…

Aliás, a própria técnica não teria sido descoberta se Deus não a revelasse. Deixa eu contar uma história que reflete bem isso…

Os médicos resolveram, já que sabiam fazer um corpo humano, dizer para Deus que não precisavam mais Dele. Esta decisão foi tomada numa assembléia onde um deles foi escolhido para ser o porta-voz da notícia.

Ele foi e disse a Deus que a comunidade médica, face aos avanços da ciência, não precisava mais Dele e que Ele poderia se aproveitar. O Senhor respondeu:

– Em nome dos velhos tempos, apenas para Me despedir destas funções que venho exercendo há tanto tempo, vamos apenas fazer um jogo?

 – Qual, disse o médico…

– Vamos construir um homem… Se vocês ganharem o jogo Eu me aposento…

O médico, achando que a vitória já estava no papo, foi ao laboratório, pegou uma célula humana e voltou afirmando:

– Já estou pronto…

Deus então lhe respondeu:

– Mas isso não vale… Fazer o homem com a minha célula não vale. Crie primeiro a sua.

O homem não sabe criar nada: pode reproduzir. A ciência nada mais é do que reprodução – porque criar é a partir do nada – e o homem não consegue criar a partir do nada. Isso precisa ficar bem claro. O homem reproduz o que o Deus manda ele fazer, o que a Causa Primária o faz fazer…

Portanto, a humanidade só vai conseguir avançar na ciência de acordo com que Deus for lhe dando, ou seja, na hora que ela merecer receber. No caso da clonagem, até agora a humanidade só mereceu receber o ensinamento de como se produz corpos, mas a intelectualização só acontecerá quando Deus ligar um espírito ao corpo.

Enquanto isso, haverá muitos corpos que servirão de comida para bichos. Mas, porque isso? Porque Deus permitiu que a humanidade possuísse a técnica da clonagem mas não deixa este corpo intelectualizar-se? A resposta está na segunda parte da resposta do Espírito da Verdade: o avanço da ciência lhes é dado para o avanço em todos os campos. Inclusive na moral…

O homem precisa compreender que o avanço da ciência lhe é dado para o avanço na moral espiritual: o exercício da fé… Reparem uma coisa: por mais que a ciência evolua, ela não é capaz de fazer ou de conhecer a totalidade das coisas como a Natureza…

É pela constatação da superioridade da Natureza (que é o próprio Deus) sobre o conhecimento do homem que ele pode exercer a fé… Compreendendo esta superioridade o espírito humanizado entende que nada pode saber e que deve apenas entregar-se a Deus.

Aproveitando o conhecimento científico para a evolução moral, o espírito humanizado constata que não sabe fazer o que Deus faz e por isso deve dizer “louvado seja o Senhor” ao invés de propor uma aposentadoria ou pedir para Ele se apresentar para mudar as coisas na Terra….