Participante: certa vez uma entidade, um preto velho, me disse que sou muito auto destrutiva. Pode falar algo a respeito? Será que isso sugere criar expectativas negativas da vida?


Expectativas não falamos, mas é o mesmo processo. Quando você não quer que aconteça alguma coisa, o processo é o mesmo de querer que algo aconteça. Porque isso? Porque tanto o querer como o não são desejos.
O desejo não se consiste apenas em querer ganhar. Ele às vezes é o querer ganhar a derrota.
Viver dessa forma realmente é algo auto destrutivo, mas é algo que para você é a felicidade. Sei que estou complicando, mas vou tentar explicar.
Já ouviu falar de pessoas pessimistas? Quem são? São aquelas que possuem expectativas negativas para o futuro. O que acontece quando a previsão deles dá certo? Eles têm o prazer. ‘Viu, como eu tinha previsto, isso não ia dar certo’ …
Portanto, pouco importa se tem expectativas quanto à realização ou quanto à destruição, você está tendo uma expectativa. Mesmo que o que deseja que não aconteça realmente não ocorra, existirá a expectativa antes, a espera pelo acontecimento e o prazer quando tudo sair como previsto.
Aliás, falei uma palavra agora que precisamos trazer para esta conversa. Quem tem expectativas é aquele que quer prever o futuro, positiva ou negativamente. Aquele que se imagina capaz de saber o que acontecerá no futuro. Como não existe ninguém que consiga fazer esta previsão, o sofrimento pela expectativa é vão.