Participante: como lidar com a necessidade da mente de acumular experiências, conhecimentos, bens materiais e morais? Deve-se simplesmente ignorar a mente ou há algo mais? Creio que essa necessidade de acúmulo é o que nos impede de ser feliz no agora…
Primeiro detalhe: apesar de você afirmar diferente na sua pergunta, não é a necessidade de acúmulo de qualquer coisa que interfere na sua felicidade de agora. Vou explicar isso…
Você colocou muito bem: a mente tem necessidade de acumular informações. Sim, ela tem, mas isso não gera problema algum para a sua felicidade. O que causa problemas para a sua felicidade não é a quantidade de informação acumulada pela mente, mas sim o peso que é dado a estas informações.
Por exemplo: você quando mais novo aprendeu os números, equações matemáticas, as quatro operações básicas. Tudo isso faz parte do processo mental, do processo de acumular informações. Só que ao mesmo tempo que ela acumula estas informações transforma-as em verdades absolutas. É por isso que se alguém lhe disser que dois mais dois não dá quatro, você se viverá uma contrariedade…
Outro exemplo disso é a informação acumulada que a sua mente tem de que depende da existência de oxigênio para que haja vida. Como essa informação recebe o peso de que é uma verdade absoluta, você acha que não há vida em outros planetas porque lá não há oxigênio. Sendo assim, se alguém disser que há vida em outros planetas você viverá uma contrariedade e com isso perderá a sua felicidade.
Por isso lhe digo: a mente acumular informações não traz problema algum. O problema só passa a existir quando ela transforma em verdade absoluta o que acumula. Isso pode afetar a sua felicidade porque vai causar uma condicionalidade para você ser feliz, vai leva-lo a depender que os outros compartilhem dessa verdade para que você se sinta feliz.
Portanto, como se comportar com o desejo de acumular informações que a sua mente humanizada tem? Primeiro, deve saber que não pode deter a ação da mente de querer acumular informações. Você não pode fazer com que a mente não queira acumular informações. Isso é da natureza humana, da natureza da mente humanizada.
Segundo: não acreditar quando a mente transformar em verdade absoluta o que acumula. Se fizer isso, o que foi acumulado não interferirá na sua felicidade, pois como o que foi acumulado não será mais tratado como uma verdade absoluta, mas apenas como uma opinião individual, não haverá mais a condicionalidade para a felicidade. Se você acredita numa coisa, mas não crê com a força de que aquela verdade é absoluta, quando alguém pensar diferente o que fará? Dirá: ‘eu penso assim, ele pensa assado. Continuamos amigo e vivendo em felicidade’.
Esse é o processo. A mente por natureza e pela sua característica de ser o formador da provação do espírito tem a necessidade de acumular informações. Viva isso, porque não pode ir contra isso. Agora, quando ela acumular informações e transforma-las em verdades absolutas, não viva isso. Não viva a certeza de que você está certo, de que o que existe na sua mente como verdade é absoluto e real. Com isso não condicionará a sua felicidade e poderá ser feliz independente das informações que estão acumuladas na sua mente.
Essa é a forma de você conviver com a necessidade da mente em acumular informações.