Participante: Ser o que for (feliz, alegre, deprimido, etc.) de modo incondicional, não será ser simplesmente? Buscar a felicidade incondicional não é limitar o ser apenas à felicidade? Talvez se use este termo para poder se atrair os humanizados pelo nome, mas o que se fala através dele é algo completamente inconcebível pela razão humana, onde tudo é condicional.

Eu concordo com tudo que você disse.

Lembre-se do que já disse: o espírito espiriteia, ou seja, não há como explicar o que ele faz. Sendo assim, por extensão, não há como conhecer perfeitamente o que é a felicidade incondicional. Para poder facilitar a compreensão dessa questão por parte da mente humana, muitas vezes chamo a felicidade incondicional de apatia com relação às coisas do mundo.

Portanto, você pode usar o nome felicidade, que, como a sua pergunta afirma, atrai, já que todo humano afirma que quer ser feliz, mas também pode usar o termo apatia, que a humanidade acha como algo negativo, para definir o estado de espírito daquele que consegue se libertar da humanidade. Os dois nomes são válidos, pois estamos falando de um estado de espírito que tanto faz como tanto fez. Mais do que isso é impossível se explicar, pois o a mente humana não possui elementos para compreender.

Já com relação ao só ser que você se refere, ele é exatamente isso: hoje você é alguma coisa e o espírito não é nada, simplesmente é. Por isso ser alguma coisa espiritual não é mudar-se para uma nova forma de ser, mas apenas deixar de ser o que é hoje.