Participante: o que é estar apegado a alguma coisa?

O apego existe quando você se sente dono daquilo porque tem paixão. Por exemplo, estando apegado sentimentalmente ao seu filho acredita que ele deva lhe ouvir e fazer aquilo que você ache certo fazer. Isto é um apego porque você se considera dono dele.

O apego existe quando você se acha capaz de gerir o futuro daquilo com que convive. Por exemplo, quando exige que sempre que aperte o botão a televisão funcione, há um apego. Esta forma de conviver com ela leva ao sofrimento, pois por conta da impermanência das coisas aquele aparelho um dia deixará de funcionar e ao apertar o botão e não conseguir o resultado que esperava sofrerá. Se não estiver apegado, ou seja, se não achar que sempre que ligá-la ela funcionará, não há apego e não haverá sofrimento quando não funcionar.

O apego leva a outros problemas. Quando ele for contrariado pelo momento presente, ou seja, quando acontecer o que você não esperava, julgará e criticará o fabricante da televisão ou alguma outra pessoa como causa do seu sofrimento. No entanto, não está vendo que o apego é que o faz sofrer e não a televisão ou qualquer outra pessoa. O que o faz sofrer é a certeza de que só porque apertou o botão ela terá que funcionar.